Avaliação da Inovação em Serviços a partir do Questionário Pintec modificado: o Instrumento como Forma de Validação nos Hotéis Paulistas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 242


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Roberto Ricardo Sollberger Jeolas , Claudia Brito Silva Cirani

ABSTRACT
Existe a dificuldade  na literatura em detectar as inovações nos serviços. Para tanto, este trabalho contribui para enfrentar esse desafio metodológico, tendo como objetivo avaliar como empresas hoteleiras incorporam as inovações aos seus serviços, por meio de entrevistas semiestruturadas e do questionário Pintec modificado. Os principais resultados encontrados foram preocupação em inovar, mesmo que sejam inovações frugais e incrementos graduais; e dificuldade em interpretar os tipos de inovação no questionário Pintec 2014 e no Manual de Oslo 2018, apesar do alto nível de escolaridade dos respondentes. Os agentes hoteleiros apontaram contribuições em relação ao questionário Pintec, tais como a sua redução e adequação das questões focadas na realidade da hotelaria; e a sugestão de inversão da taxonomia de inovação de produto (bens e serviços) para inovação em serviços (bens e produtos). Em relação à contribuição teórica desta pesquisa, destaca-se a hotelaria, como um campo de análise e de estudos, que vem da confluência dos Estudos de Inovação em Serviços e dos Estudos em Inovação, marcada de especificidades e características próprias, e não como um subtema de área temática ou setorial. Quanto à contribuição prática, busca dar voz aos agentes da hotelaria, sujeitos ativos sugerindo mudanças sobre inovação no setor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Geraldo Pereira Barbosa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho poderia ter apresentado mais detalhes sobre o questionário Community Innovation Survey (CIS), modificado por Nordli. Também ficou faltando uma caracterização dos 10 hotéis: porte, idade e volume de receita.

Foto do Usuário Ricardo Pereira 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema extremamente relevante tanto para a academia quanto para o setor hoteleiro. Entretanto, seria importante algumas correções na sua estruturação, de modo a possibilitar a evidencialização dos resultados, assim como uma readequação dos procedimentos metodológicos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.