Estudo de localização de uma segunda sede para a Esquadra Brasileira: Estruturação e modelagem matemática a partir dos métodos SAPEVO-M e VIKOR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 234


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Arthur Pinheiro De Araujo Costa , Isaque David Pereira De Almeida , José Victor De Pina Corriça , Sérgio Mitihiro Do Nascimento Maêda , Carlos Francisco Simões Gomes , Marcos Dos Santos , Igor Pinheiro De Araújo Costa , Rodolfo Lopes Gonçalves

ABSTRACT
A Marinha do Brasil tem como missão principal controlar as áreas marítimas, negar o uso do mar ao inimigo e projetar o Poder Naval, defendendo, assim as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). Para isso, faz-se necessário uma força naval robusta que possibilite o cumprimento de sua missão. Portanto, este artigo tem por objetivo selecionar a cidade mais indicada para ser a sede da Segunda Esquadra da Marinha do Brasil. Foram comparadas possíveis cidades sedes, as quais já apresentam estrutura portuária pré-existente. Para o processo de tomada de decisão, foi utilizada uma modelagem híbrida, com o método (SAPEVO-M) para obtenção dos pesos dos critérios e o método VIKOR para a avaliação das alternativas. Para a composição do modelo, foram selecionados os critérios Distância para o Mar (KM), Largura da Saída (KM), Distância do Rio de Janeiro (MN), Infraestrutura para Reparos e Estado do mar (Escala). Após a aplicação dos métodos, a cidade de Belém foi considerada a cidade mais indicada para ser a sede da segunda esquadra.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcio Pereira Basilio 09-02-2021 09:50:35

O artigo trata de uma temática importante para administração pública militar, sob a ótica dos métodos multicritérios. A abordagem foi clara, precisa e concisa. Apresenta contribuição relevante para o aumento do poderio naval brasileiro.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.