ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIA EM UMA RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 236


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thiago Eduardo De França , Marcos Vinícius De Oliveira , Renato Pereira Neto , Renata Perfeito Ribeiro

ABSTRACT
Trata-se de um relato de experiência que emergiu de reflexões de Enfermeiros Residentes em Gerência de Serviços de Enfermagem, oriundas da experiência nas disciplinas teóricas ofertadas por meio de ambiente virtual. As vídeoconferências tem se demonstrado uma ferramenta eficaz para o ensino remoto das disciplinas da Residência em Gerência dos Serviços de Enfermagem. Além de ser uma estratégia inovadora, proporciona situações de aprendizagem significativas e estreita o relacionamento entre residentes e docentes. Destacando-se como uma medida efetiva na garantia da continuidade da intencionalidade pedagógica do programa em meio às dificuldades evidenciadas na atual situação mundial.  Mas mesmo com essa avaliação dos residentes, entendemos que as relações de ensino-aprendizagem presenciais, devem ser continuadas quando houver a liberação sanitária, pois os dois tipos de metodologias de ensino podem se complementar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniele De Azevedo Santana 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante, acredito que poderia ter sido realizado uma análise qualitativa e quantitativa para identificar a perspectiva dos alunos e desta forma conseguir ter um resultado palpável para afirmar que a metodologia de treinamento é ou não ideal para a capacitação da equipe.

A temática apresenta-se como atual e relevante, diante do contexto da pandemia causada pela Covid19, que modificou a configuração das atividades presenciais; entretanto, os elementos apresentados no resumo expandido não fornecem informações e análise suficientes que permitam concluir sobre os benefícios e riscos do ensino remoto. Os estudos e pesquisas mostram-se ainda incipientes, mas diante da flexibilização que se aponta, as considerações finais mostra-se coerente ao afirmar que os ''tipos de metodologias de ensino podem se complementar''. O resumo do trabalho demonstra potencialidade para contribuir na elaboração de metodologias e tomada de decisão na área pesquisada e similares, desde que na versão completa forneça elementos para tal avaliação abrangendo, inclusive, o repertório dos participantes diretamente envolvidos.

Foto do Usuário Jaiza Sousa Penha 09-02-2021 09:50:35

O tema é bastante relevante e pode contribuir para a educação neste momento de pandemia. No entanto, a descrição da experiência foi ''breve''. Os autores poderiam detalhar um pouco mais, além de reforçar o contexto, acrescentando mais referências sobre o assunto.

Foto do Usuário Luiza Miranda Milagres Larcher 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante para o contexto acadêmico atual, frente aos desafios e possibilidades impostas. O texto tem muita coerência, no que tange à correlação da introdução, objetivos, reflexões e considerações finais. No entanto, penso que a discussão pode ser mais explorada, trazendo mais elementos que enriqueçam o trabalho. Qual foi a disciplina ministrada? Foi somente uma? Refere-se à tutoria do eixo específico? Todas as disciplinas teóricas foram ministradas desta forma? Os docentes conseguiram ou têm conseguido, mediante esta ferramenta, abordar todos os temas que estavam previstos para a(s) disciplina(s)? Como está sendo a interação na disciplina, só os docentes apresentam conteúdos ou os residentes também têm a oportunidade de apresentar temáticas da área, por meio de estudos de caso individual ou coletivo? As metodologias são ativas? Explorar mais como é a dinâmica da interação e dos estudos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.