O uso de redes sociais como meio de promoção da saúde em tempos pandêmicos: Projeto Saúde e Ambiente em Ação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 281


Certificado de publicação:
Certificado de Luiz Felipe dos Reis Neves
Certificado de Rafael Douglas Inácio
Certificado de Letícia Mercêdes Gomes Correia Martins

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Felipe Dos Reis Neves , Marlon Estevan Marcelino Tinoco , Rafael Douglas Inácio , Letícia Mercêdes Gomes Correia Martins

ABSTRACT
O presente artigo aborda o conceito de promoção da saúde, bem como sua evolução ao longo da história, com ênfase na educação em saúde que é uma estratégia e um dos componentes básicos da promoção da saúde. Atualmente, uma das formas de disseminação de informações são as redes sociais, que desempenham um importante papel na formação de opiniões e vem sendo cada vez mais utilizadas pela população para as mais diversas finalidades. O cenário atual da pandemia pela Covid-19 corroborou para o aumento do uso de redes sociais, em especial o instagram, que se tornou uma ferramenta fomentadora projetos de extensão universitários, como é o caso do projeto “Saúde e Ambiente em Ação”, desenvolvido por alunos e professores do Centro Universitário UNA Betim. Reconhecendo a importância da promoção da saúde, principalmente em tempos pandêmicos, e a grande influência que as redes sociais tem como meio de divulgação de educação em saúde, o presente estudo visou analisar a influência que as redes sociais tem como meio de promover a saúde, avaliando por meio de questionário estruturado, dados quantitativos e qualitativos sobre importantes aspectos do uso popular das redes sociais, bem como as impressões dos seguidores da página (@saudeambientemacao) do projeto de extensão, no qual este trabalho foi embasado. Diante dos resultados de 86 respostas ao questionário, inferiu-se que o Instagram do projeto de extensão “Saúde e Ambiente em Ação” oferta recursos relevantes para a promoção da saúde corroborando com dados de outros trabalhos que mostram o crescente uso de redes sociais como meio de promoção da saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mayara Alves De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Quais pontos negativos a rede social como instrumento para promoção da saúde pode trazer para a população e profissionais da saúde ?

Foto do Usuário Vanessa Moreira Chaves 09-02-2021 09:50:35

o tema é atual, possui uma abordagem interessante de usar as redes sociais como um meio de promover saúde. Poderia expandir os assuntos abordados, rever outras temáticas.

Foto do Usuário Larissa Alves Leandro 09-02-2021 09:50:35

Incluir as redes sociais como forma de adquirir e expandir conhecimentos acerca de questões de saúde é de fato um método inovador, visto que a internet é utilizada por uma parte mais jovem da população, é um meio de estimular a busca por novos conhecimentos. O tema foi bem abordado. No mais, se atentar a revisão do artigo no que se refere ao que deve ser mantido ou não.

Foto do Usuário Fernanda Shelda De Andrade Melo 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é extremamente interessante, principalmente por conta da ferramenta de metodologia utilizada. Entretanto, seria interessante um aprofundamento maior na importância das redes sociais em si, uma vez que estas fazem parte da temática principal, mas parecem secundárias na discussão. Recomendo a leitura de autores jornalistas quanto à visão das redes como promoção da informação, já que esse é um dos alcances citados na própria pesquisa.

Foto do Usuário Solange Augusta De Abreu Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

O uso de redes sociais como meio de promoção da saúde em tempos pandêmicos: Projeto Saúde e Ambiente em Ação Tema extremamente relevante e atual principalmente na questão de comunicação em saúde. A pesquisa aponta como as ferramentas digitais podem usadas no combate as fake News. Um tema que deve ser aprofundado.

Foto do Usuário Sandra Ferreira Tavares 09-02-2021 09:50:35

Os resultados são bem apresentados através de gráficos, o que facilita a compreensão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.