ANÁLISE DE DESEMPENHO EM SAÚDE: Uma contribuição ao trabalho dos técnicos de radioterapia.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 315


Certificado de publicação:
Certificado de Tatiana Pestana Barbosa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tatiana Pestana Barbosa

ABSTRACT
Em um mercado exigente e dinâmico, em que as mudanças se tornam cada vez mais frequentes, é preciso atentar para o fato de que a forma de trabalho mudou radicalmente. Adaptar-se a esse novo contexto é imprescindível, principalmente frente as novas tecnologias que estão sendo inseridas no trabalho, modificando a dinâmica organizacional das instituições. Isso requer transformações que envolvem pessoas, locais e mesmo a dinâmica organizacional do próprio trabalho. Ou seja, os hospitais que hoje desejam, ter tratamentos eficazes com qualidade e estar à frente da concorrência, apresentando maior resultado do seu serviço ao paciente, precisam enfrentar questões que vão além da redução de custo e da melhoria de equipamentos e serviços. 
Num cenário oncológico, de tratamento radioterápico, os Técnicos em Radioterapia são a peça fundamental para a eficácia da qualidade do tratamento do paciente.
O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde – foi aberto a profissionais vinculados ao serviço de Radioterapia em estabelecimentos de saúde públicos, filantrópicos ou privados que atendam ao SUS. Criaram-se vagas para os cursos de Qualificação Profissional para Técnicos em Radiologia com especialização em Radioterapia. Embora, com tantos projetos criados e outras instituições fornecendo cursos para o treinamento necessário para os técnicos em radioterapia, principalmente na região sudeste do país, a maioria dos técnicos de outras regiões do país, não tem acesso a essa formação, e assim são treinados na própria instituição, sem ter tido prévio contato com a especialidade.
A resolução, CONTER n.º 17/2019, que determina que técnicas e técnicos em Radiologia comprovem experiência mínima de um ano nas áreas de Radioterapia é nova. Dessa forma como saber se esses profissionais estão aptos para trabalharem numa área de altíssima tecnologia, com demanda de habilidades específicas?
A falta de instrumentos eficazes na literatura para avaliar esse profissional motivou essa pesquisa, que teve por objetivo fornecer dados e subsídios para a criação futura de um instrumento de Avaliação do Desempenho, dentro da área de gestão de pessoas, para os técnicos de radioterapia do Brasil. O trabalho apresentou uma abordagem descritiva analítica, que propiciou a descrição das características da população do estudo e avaliou os dados empíricos coletados.
Palavras chave: Avaliação de desempenho; Gestão de pessoas; Radioterapia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Resumo muito extenso, e deve ser descrito em um único paragrafo. O resumo estaria mais para uma introdução. No resumo, deve-se abordar o objetivo, metodologia, resultados e conclusão. de forma breve, objetiva e concisa. No texto há autores citados, porem não consta a data de publicação do artigo. O objetivo só foi observado na conclusão. Revisão da literatura: há parágrafos sem citação.

Foto do Usuário André Luiz Alvarenga De Souza 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante ao que o congresso se disponibiliza a discutir.

Foto do Usuário Manoel Agrasso Neto 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante. A introdução longa, pois ai se encontram a introdução e fundamentação teórica.

Foto do Usuário Isadora Oliveira Gondim 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta grande relevância, apresentando tema atual.

Foto do Usuário Maria Denise De Melo Machado 09-02-2021 09:50:35

Texto de fácil compreensão e temática interessandte. Resumo ficou um pouco extenso. Reveja a análise do resumo.

Foto do Usuário Claudia Aline De Souza Ramser 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, o resumo poderia ser enxuto, rever algumas normas de citações, um ótimo tema parabéns.

Muito bom o tema. O resumo ficou um.pouco longo e faltaram algumas fontes.

Foto do Usuário Charlene Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante para área da Radiologia, principalmente para a radioterapia. Sugiro reduzir o resumo, comumente essa parte do artigo deve ter no máximo 250 palavras, sendo escrito em somente um parágrafo, penso que da forma que foi redigido se assemelha a introdução. Já a introdução há longos trechos tratando acerca da gestão de pessoas e avaliação, sugiro reduzir os dois eixos, de forma a sintetizar a introdução com pontos essenciais ao entendimento dos resultados. Houve variações significativas entre os resultados apresentados dos profissionais com a formação técnica em relação aos com a formação de nível superior (tecnólogo)?

Parabéns pela contribuição do estudo. Entretanto, precisa verificar a pergunta que norteou o estudo, o objetivo pode melhorar (exemplo: descrever e analisar dados do perfil profissional do técnico de radiologia..) Nas conclusões direcionar de forma sucinta o fechamento do estudo.

Foto do Usuário Lucia M. Beccaria 09-02-2021 09:50:35

O título : ANÁLISE DE DESEMPENHO EM SAÚDE: Uma contribuição ao trabalho dos técnicos de radioterapia. Sugiro: Análise sobre avaliação de desempenho profissional de técnicos em radioterapia. O trabalho está com resumo longo, precisa ser melhorado, introdução longa que precisa ser revisada. São ajustes necessários para que o trabalho fique correto. O objetivo de fornecer dados e subsídios para a criação futura de um instrumento de Avaliação do Desempenho, dentro da área de gestão de pessoas, para os técnicos de radioterapia do Brasil foi contemplado nos resultados e conclusão. O presente estudo buscou investigar O Desempenho dos técnicos de radioterapia, atualmente. E, para alcançar respostas para esta questão, foi pesquisada a realidade que se verifica junto à um grupo d

Foto do Usuário Aline Cristina Dos Santos Dresch 09-02-2021 09:50:35

MUITO BOM O TEMA ANÁLISE DE DESEMPENHO EM SAÚDE: Uma contribuição ao trabalho dos técnicos de radioterapia.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.