Políticas Públicas de Saúde: uma revisão integrativa acerca dos determinantes sociais da saúde

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 231


Certificado de publicação:
Certificado de Melissa Motta Felício

Certificado de participação:
Certificado de Melissa Motta Felício

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Melissa Motta Felício , Ardigleusa Alves Coêlho

ABSTRACT
As políticas públicas podem ser definidas como espaços de promoção de direitos e superação das desigualdades sociais, promovendo a cidadania, participação dos sujeitos, atuam na construção da emancipação do indivíduo, em prol do seu bem-estar e autonomia, comprometendo-se com o coletivo. Nesse sentido, é relevante compreender a interface entre as políticas de saúde e os determinantes sociais da saúde. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção científica sobre os determinantes sociais da saúde relacionada às políticas públicas de saúde. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa acerca da produção cientifica sobre os determinantes sociais da saúde referente ao período de 2008 a 2018, na base de dados da Scientific Electronic Library Online - Scielo e utilizado “determinantes sociais da saúde” como descritor. Foram encontrados 369 artigos, após critérios de exclusão e inclusão, foram selecionados 11. Os estudos relacionados aos determinantes sociais da saúde estão voltados a grupos específicos (idosos, crianças, pessoas com câncer) ou a ambientes específicos. Isso se dá devido as particularidades dos determinantes da saúde, que devem ser analisados a cada caso, além disso seus resultados se reveste de maior significância e poderão melhor contribuir para na formulação de política. Nota-se que a temática dos Determinantes Sociais da Saúde é de grande interesse para estudiosos e pesquisadores aqui no Brasil. O estudo acerca dos determinantes sociais da saúde é essencial para minimizar as iniquidades provocadas pelas diferenças no acesso à saúde, como também, para a obtenção do apoio político necessário para implementação de programas e intervenções.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bruno Ribeiro Da Mota 09-02-2021 09:50:35

Neste momento de Pandemia, esta sendo muito importante ver como os DSS estão influenciando diretamente na forma como o novo corona vírus esta afetando a população brasileira.

Foto do Usuário Valdir Silva Da Conceição 09-02-2021 09:50:35

Artigo atualizado e com boa fluidez. As referências poderiam ser mais atualizada, inclusive com os artigos pesquisados na base de dados para fazer o trabalho. Quais foram os determinantes utilizados pelos entes públicos para proporcionar um bem-estar para a população nesse tempo de confinamento devido ao COVID-19?

Foto do Usuário Regina Flavia Praxedes Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

A temática é de suma importância, pois seu melhor entendimento contribui para ações que diminuem as desigualdades sociais e melhoras o bem estar geral, incluindo a saúde.

Foto do Usuário Ana Clara Louzada Sant'anna 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito, porém faltou explorar um pouco mais a metodologia, incluindo os passos necessários para uma revisão integrativa. No mais, parabéns aos autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.