ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ASSIMÉTRICO DOS CUSTOS NOS ESTADOS BRASILEIROS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 231


Certificado de publicação:
Certificado de Ewerton Alex Avelar
Certificado de Elizabeth da Costa Silva

Certificado de participação:
Certificado de Elizabeth da Costa Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Elizabeth Da Costa Silva , Pablo Henrique De Oliveira Queiroz , Ewerton Alex Avelar , João Estevão Barbosa Neto

ABSTRACT
O objetivo da pesquisa apresentada neste artigo foi analisar o comportamento assimétrico dos custos dos Estados brasileiros. Esta pesquisa pode ser classificada como descritiva, explicativa, quantitativa e documental. A amostra do estudo foi composta pelos os 26 (vinte e seis) Estados brasileiros e o Distrito Federal. Os dados foram coletados no sistema do Tesouro Nacional, o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (SICONFI) referente às demonstrações financeiras estaduais do período de 2013 a 2018. A análise dos dados foi operacionalizada por meio da estatística descritiva e da análise de regressão com dados em painel. Em todos os modelos estimados, observou-se uma relação positiva e significante entre as receitas correntes dos Estados e suas despesas correntes e despesas com pessoal. Porém, em nenhum dos modelos, observou-se uma relação significante entre a redução das receitas correntes e quaisquer grupos de despesas, não sendo verificável um comportamento assimétrico dos custos neste sentido. Porém, duas variáveis propostas por Cohen, Karatzimas e Naoum (2017) apresentaram coeficientes negativos e significantes em alguns modelos, influenciando um comportamento assimétrico dos custos dos Estados brasileiros: ano eleitoral e a intensidade do uso de ativos.

Palavras-chaves: Custos Assimétricos; Estados Brasileiros; Gestão Pública.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Estudo muito bem embasado com citação de autores referência na área e resultados bastante claros. Parabéns, desejo sucesso.

Foto do Usuário Bruno Rian Da Silva Sousa Borges 09-02-2021 09:50:35

A escolha do tema é muito relevante. Trás muitos esclarecimentos do orçamento público, com dados atualizados e que podem trazer uma grande contribuição para a sociedade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.