A Influência da Inovação Organizacional e Tecnológica no Crescimento de Empresas Brasileiras

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 240


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Geraldo Pereira Barbosa , Jorge Luiz Araujo Fernandes Junior , Marco Aurélio Bouzada

ABSTRACT
O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência da inovação organizacional e tecnológica (produto e processo) no crescimento de pessoal ocupado assalariado das empresas brasileiras. Secundariamente, a pesquisa procura comparar o crescimento de pessoal ocupado assalariado das empresas que combinam inovação não tecnológica (organizacional) e tecnológica (em produto e em processo) com o das empresas que desenvolvem apenas inovação tecnológica. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem quantitativa, com finalidade explicativa e classificada como documental quanto aos meios. A coleta de dados desenvolveu-se de forma secundária, utilizando dados das empresas inclusas na PINTEC e no CEMPRE, ambas bases de dados do IBGE. A amostra desta pesquisa é composta por 3.348 empresas brasileiras. Destas, 2.864 são empresas normais, em termos de crescimento de pessoal ocupado assalariado (85,54%), 452 são empresas de alto crescimento (13,50%) e 32 são empresas gazelas (0,96%). Foram conduzidos testes qui-quadrados para testar a hipótese de que quanto maior a utilização de inovação, maior a probabilidade de uma empresa normal passar para a categoria de alto crescimento ou mesmo gazela. Os resultados da pesquisa indicam que a probabilidade de uma empresa normal passar para a categoria alto crescimento aumenta quando estão presentes as seguintes iniciativas em termos de inovação: (i) ênfase em inovação em produto de baixo grau de novidade; (ii) ênfase em utilização principalmente de outras empresas ou institutos para desenvolver inovação de produto;  (iii) ênfase em inovação de processo de alto grau de novidade; (iv) ênfase em utilização principalmente de outras empresas ou institutos para desenvolver inovação de processo; (v) ênfase em inovação organizacional do tipo novos métodos de organização de trabalho; e (vi) ênfase em inovação organizacional tipo  mudanças significativas nas relações com outras empresas ou instituições públicas e sem fins lucrativos. Estas iniciativas podem ser vistas como as contribuições gerenciais desta pesquisa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O trabalho contém um interessante aporte teórico e construção do problema de pesquisa, e articulação da mesma. Parabenizo pela qualidade do texto apresentado. Acredito que este texto deva ser um recorte de alguma pesquisa maior, como tese ou dissertação. Conforme apresentado por Barras (1986): Como é reconhecido na literatura de inovação mais recente, tal visão deve abranger tanto a oferta de uma nova tecnologia por seus produtores quanto a demanda por essa tecnologia por seus usuários ou adotantes. Essa visão do processo de inovação, e o papel da transmissão de tecnologia no ciclo de crescimento, pode oferecer mais insights sobre o curso provável dos eventos durante a nova revolução tecnológica que está começando. Existe um amplo consenso de que esta nova revolução será baseada nas tecnologias de informação emergentes e isso requer o desenvolvimento de uma teoria da inovação nos serviços. >>> Diante disso, pergunto aos autores: como eles entendem que a inovação em serviços pode andar atrelada à inovação em capacidade gerecial e tecnológica? São coisas diferentes ou elas podem aparecer integradas a fim de gerar vantagem competitiva? //// Barras, R. (1986). Towards a theory of innovation in services.Research policy, 15(4), 161-173

Foto do Usuário Ettore De Carvalho Oriol 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bom. Apresenta de forma clara o objetivo proposto. Traz uma metodologia adequada ao objetivo proposto e dentro da discussão trabalha os referenciais propostos, chegando a uma conclusão lógica e coerente.

Foto do Usuário Fernando Garcia 09-02-2021 09:50:35

Tema extremamente relevante, ainda mais no momento em que as organizações estão revendo e reformulando toda sua estratégia organizacional, em função do novo cenário mundial, causado pela COVID 19. Destaque para a metodologia escolhida, a qual se observa adequada com o objetivo da pesquisa e o tamanho da amostra.

Foto do Usuário Gustavo Andre Pazini 09-02-2021 09:50:35

O artigo versa sobre uma temática muito relevante para as Organizações, que é a Inovação. Esta pesquisa foi bem construída, e com resultados importantes, que demonstram a relação entre determinadas iniciativas de inovação organizacional e o correspondente crescimento da empresa, considerando o número de funcionários. A sugestão é que se desenvolva o estudo proposto como pesquisa futura, para verificar se este crescimento deriva de um melhor desempenho financeiro, proporcionado pela inovação.

Foto do Usuário Gustavo Andre Pazini 09-02-2021 09:50:35

O artigo versa sobre uma temática muito relevante para as Organizações, que é a Inovação. Esta pesquisa foi bem construída, e com resultados importantes, que demonstram a relação entre determinadas iniciativas de inovação organizacional e o correspondente crescimento da empresa, considerando o número de funcionários. A sugestão é que se desenvolva o estudo proposto como pesquisa futura, para verificar se este crescimento deriva de um melhor desempenho financeiro, proporcionado pela inovação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.