Construção de Valores do Profissional Contábil: Influência de uma Instituição de Ensino Superior Confessional na Formação de Contadores

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 253


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Airton Adelar Bauermann , Lidia Alves De Oliveira Silva , Waggnoor Macieira Kettle

ABSTRACT
O debate sobre valores vem ganhando cada vez mais destaque na mídia. O profissional Contábil deve estar preparado para atuar na sua profissão, em um mercado em constante evolução; sua formação exerce forte influência no desenvolvimento dos seus valores. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a influência de uma Instituição de Ensino Superior Confessional na formação de Contadores. Desta forma, o objetivo do artigo é identificar e analisar, a partir da percepção de egressos do curso de Ciências Contábeis dos anos de 2009 a 2019, a relevância do curso de uma Instituição de Ensino Superior Confessional na construção de valores do profissional Contábil. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica, aprofundando-se na compreensão de um determinado grupo social. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento para a identificação do perfil do respondente, seguido de afirmações sobre condutas profissionais ou do cotidiano, as quais foram avaliadas pela escala Likert, quanto ao grau de concordância. Foi realizado um pré-teste aplicado a dez indivíduos da população alvo da pesquisa, demonstrando não haver necessidade de ajustes no instrumento de coleta de dados. Este foi enviado a 162 egressos, dos quais obteve-se o retorno de 76 efetivamente respondidos. Após a análise dos dados, os principais resultados obtidos demonstraram que a Instituição de Ensino Superior Confessional cumpriu seu papel no ensino dos princípios éticos e morais durante a formação acadêmica. Todavia, é esperada maior orientação da Instituição de Ensino Superior Confessional, com o intuito de valorizar a imagem do profissional Contábil diante da sociedade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marinette Santana Fraga 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo pelo trabalho. Opiniões de egressos são importantes para a melhoria do ensino contábil. Minha sugestão é a apresentação da metodologia, dos principais resultados e da estrutura do artigo, na introdução. Outro ponto a ser refletido é a diminuição das citações, essas devem ir para o desenvolvimento. Sugere-se a inclusão de temas de gerenciamento de resultados, fraudes e sonegação com o campo da ética dos negócios e responsabilidade com a sociedade e investidores. A ética explicitada pela teoria se confirmou com a percepção e comportamento dos entrevistados ? Todos os entrevistados são atuantes no campo contábil?

Foto do Usuário Layla Izadora Brito 09-02-2021 09:50:35

Trabalho dentro das normas e bem escrito com resultados claros. Assunto interessante abordando a importância do ensino ético adequado durante a faculdade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.