A EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - PCD

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 258


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gevair Campos , Luana Cristina Ferreira Gonçalves , Mateus Pereira Da Silva , Eliene Vieira Dos Santos , Raquel Aparecida Alves

ABSTRACT
A participação das pessoas com deficiência (PCD) na sociedade tem-se tornado cada vez mais perceptível em todos os âmbitos. Isto se deve ao reconhecimento dos direitos e da cidadania das pessoas com deficiência, de forma a promover adequações e acessibilidade aos lugares públicos, além de proporcionar a inserção desse profissional no mercado de trabalho. Amparada nos preceitos da inclusão social, esta pesquisa objetivou examinar a empregabilidade das pessoas com deficiência (PCD) em atendimento ao Decreto 3.298, que estabelece cotas para contratação de PCD para empresas com 100 ou mais funcionários. Foram entrevistados funcionários do setor publico as entrevistas foram feitas algumas transcritas e outras gravadas. Os resultados apontam que hoje em dia as empresas e o seres humanos aprenderam a lidar com os PCD’s, no que desrespeita a tolerância e preconceito, e que as coisas estão ficando mais acessíveis para os mesmos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Renato Arcúrio Milagre 09-02-2021 09:50:35

Inicialmente gostaria de parabenizar os autores pelo desenvolvimento desse estudo. A respeito da análise do artigo, fiz algumas considerações: 1- Falta um pouco de fluidez na leitura. Vocês utilizam os mesmos termos repetidas vezes e esquecem de utilizar conectivos para ligar os parágrafos. Nesse caso, seria interessante utilizar sinônimos para não ficar uma leitura cansativa/repetitiva. Apesar disso, vocês conseguiram desenvolver um bom trabalho. 2- Vocês trouxeram muitos dados do censo de 2010 do IBGE, porém, poderiam ter utilizado dados mais atuais. 3- Ao trazer uma citação é interessante que o autor escreva alguma coisa para analisar o que foi citado. Vocês trouxeram várias citações seguidas e não efetuaram a análise do que foi escrito. Acredito que podem melhorar esse aspecto. 4- Na etapa dos Resultados e Discussão os dados foram basicamente apresentados. Faltou uma análise das falas dos entrevistados. 5- Absorvam essas considerações como críticas construtivas. Assim, irão melhorar cada vez mais nos próximos artigos. Parabéns novamente pelo estudo de um tema tão relevante. 6- Parecer final: Aprovado.

Foto do Usuário Alice Neves Scholze 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente, parabenizo os autores pela escolha do tema. Alguns pontos que levantei durante a leitura e creio que poderiam enriquecer o trabalho de vocês: - Senti que houve muita repetição quanto ao intuito do artigo, pois a cada introdução dos tópicos foi revisitado este ponto. Acredito que o objetivo já esta bem destacado e o problema foi explorado de forma sucinta na introdução do texto, por isso sugiro na introdução dos tópicos dar maior enfase a introduzir o tópico em si. - Vocês citam ''Fica claro no presente artigo que as pessoas com deficiência têm suas capacidades reduzidas, mas isso não as desqualifica para que exerçam uma função''. Porém vocês só passam a dar exemplos de que as PCD não são desqualificadas para exercer uma função após isso, o que pode confundir o leitor. - Houve repetição de transcrições de leis. - Gostei da forma abordada para descrever a entrevista realizada, mas senti falta de um parágrafo posterior com a visão dos autores quanto aos levantados obtidos.

Foto do Usuário Maryana Fonseca Teixeira 09-02-2021 09:50:35

Tema de imensa relevância! Sugiro que abranjam a amostra e desenvolvam uma perspectiva mais quantitativa sobre o assunto, tratando os dados de modo descritivo, ao menos. No mais, parabéns aos autores e continuem investindo na pesquisa!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.