ECONOMIA DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 236


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

ABSTRACT
Apesar da parcela da produção do conhecimento no PIB ter aumentado nas últimas décadas, nossas sociedades humanas estão sendo caracterizadas simultaneamente por fenômenos sérios, tornando a comunidade global cada vez menos sustentável, sendo assim, em decorrência deste trabalho, percebe-se poucos estudos científicos que considere a Economia do Conhecimento como propulsora do desenvolvimento de maneira sustentável, não considerando-a , portanto, como uma economia sobre o qual as ideias, informações e as formas de conhecimento suportem somente o crescimento econômico. Com intuito de contribuir parcialmente com o preenchimento desta lacuna e também por não ter identificado estudo similar, sintetiza-se a literatura sobre a temática e apresenta-se uma revisão sistemática da literatura (RSL), compreendendo o período de 2001 a 2019, com 44 estudos incialmente, mas ao recorrer ao software VOSviewer para identificar as tendências da literatura e categorizá-los tematicamente, utilizando-se do bibliographic coupling, diminuiu a amostragem final para 27 artigos. Os resultados foram analisados sob duas perspectivas: descritiva e de conteúdo. Esta RSL justifica-se em face da relevância do assunto abordado mundialmente, ora comprovada com a Agenda 2030, com objetivos e metas a serem alcançadas pelos 193 Estados Membros da ONU no período de 2015 a 2030.  Como resultados específicos, em se tratando da distribuição dos estudos nas áreas geográficas, observa-se uma concentração de estudos em países Europeus (45%), seguido de perto pelos países Asiáticos (40%) e pouca participação da Oceania, África e América, com 5% cada. Num cenário ainda menos favorável, percebe-se uma carência de pesquisas em países da América Latina, possivelmente por estudiosos desta área publicarem em língua não inglesa. Quanto aos resultados relacionados à análise de conteúdo, identificou-se 05 tendências de investigações na literatura.
Palavras chave: Desempenho organizacional; Sociedades sustentáveis; Capital intelectual; Capital social; Bibliographic coupling.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dione Gelton Da Silva 09-02-2021 09:50:35

excelente trabalho e pertinente. Bem estruturado com objetivos claros, entretanto a metodologia deveria ser melhor apresentada.

Foto do Usuário Fárlei Cosme Gomes Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O tema tem grande relevância frente no cenário atual. Trabalho bem estruturado, dentro das normas e bem escrito com resultados claros. Além da sugestão para revista, sugiro também, revisão do sumário da figura 1, com sugestão de um fluxograma; na Tabela 3. Países onde ocorreram as pesquisas, sugiro substituir por um gráfico de barras para um melhor entendimento do leitor. Trabalho bem escrito com potencial para futuros desdobramentos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.