PROCESSO ORÇAMENTÁRIO: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO PROCESSO DE EXECUÇÃO DA RECEITA E DESPESA DO IFRN – CAMPUS NATAL CENTRAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 282


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos André Da Silva , Fernanda Lopes Soares , Adelmo Torquato Da Silva

ABSTRACT
O presente trabalho teve por objetivo analisar como ocorre o processo de execução orçamentária de receitas e despesas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Natal-Central. A metodologia do trabalho teve respaldo principalmente na caracterização de estudo de caso, priorizando aspectos como: descrição e análise de um fluxo que contempla fatores legais, vinculados ao Ministério da Educação, Secretaria do Tesouro Nacional e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, sendo realizada uma pesquisa de cunho qualitativa, por meio das entrevistas com os Gestores de cada Setor que o estudo se reportou, ressaltando ainda, o processo de Execução Orçamentária referenciadas através de Manuais Técnicos e leis norteadoras para a pesquisa elencada. Para melhor descrever e analisar o referido processo, se fez necessária a elaboração de um fluxograma, afim de evidenciar como ocorre um processo orçamentário dentro do contexto da Instituição. Como resultado foi possível delimitar todos os trâmites até a finalização. A pesquisa também evidenciou que o Campus Natal-Central é autônomo referente a utilização dos recursos.
Palavras-chave: Processo orçamentário, Fluxo orçamentário, Execução orçamentária.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paloma Dias Vilas Bôas 09-02-2021 09:50:35

Muito bom e de grande valia para quem estuda e/ou trabalha na área de gestão pública, entender sobre receita e despesa é de fundamental importância para um bom planejamento e execução orçamentária. O artigo ficou bem pontuado e explicativo.

Foto do Usuário Tatiana Lima Brandão 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e que destaca a a administração e gestão do orçamento público. Com a CF/88 o controle dos gastos e a accountability trouxeram a responsabilidade também para o cidadão esse controle. O objeto de análise é pertinente e e excelente para a discussão do ciclo orçamentário e para o maior entendimento da Administração Financeira e Orçamentária.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.