O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CARREIRA DO ADMINISTRADOR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 433


Certificado de publicação:
Certificado de Marcel Ginotti Pires

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilberto Perez , Ailton Bento De Souza , Edson Da Silva Sena , Gabriel Miranda Valentim , Lincoln Rovieri De Oliveira , Mario Oliveira Vieira , Marcel Ginotti Pires

ABSTRACT
Esta pesquisa colheu dados com objetivo de elucidar como a tecnologia impacta a carreira do administrador através de sistemas que inovam seu modo de atuação. Entendeu-se que a tecnologia da informação (TI) é uma grande aliada nos processos gerenciais, simplificando a reunião de dados para análise e impulsionando tomadas de decisões cada vez mais assertivas, exigindo deste administrador o desenvolvimento de habilidades intelectuais que atendam a atual demanda de organizações cada vez mais automatizadas. Analisando os dados é possível perceber ainda, quais serão as competências e habilidades a serem estimuladas, garantindo um perfil de administrador competitivo e atualizado no mercado de trabalho e quais são as principais ferramentas tecnológicas de gestão utilizadas. Por meio de uma Pesquisa Exploratória Explicativa, utilizando o Método Quantitativo, o trabalho expõe dados coletados através de Questionário investigativo com 144 respondentes distintos que produz parte do desenvolvimento deste trabalho. A pesquisa trouxe resultados que revelam o cenário atual do administrador e ferramentas tecnológicas que impactam em sua carreira.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcio Pereira Basilio 09-02-2021 09:50:35

O artigo trata de uma temática importante para o desenvolvimento e atualização na carreira do administrador. Acredito que este tema deva ser discutido para que os cursos de graduação se modernizem para qualificar melhor os discentes atuais. Sugiro a aprovação deste trabalho.

Foto do Usuário Weslei Alvim De Tarso Marinho 09-02-2021 09:50:35

Artigo relevante e bem escrito, todavia sugiro a revisão da bibliografia para incluir referências mais recentes. Grande parte das referências está datada de 10 anos atrás ou mais.

Foto do Usuário Helbert Geraldo Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo é pertinente, mas com várias ressalvas, a considerar: existe atualmente uma crise de conceitos; é preciso diferenciar, na prática, gestão de administração, e ter consciência que a denominação Tecnologia da Informação é sofisma, é equivocada. Existe no ''máximo'' tecnologia de dados ou de símbolos. A ênfase dada a tecnologia é excessiva, no caso, uma vez que esta está disponível para todos, e o diferencial é a competência eficaz para utilizá-la. A propagada ''tecnologia da informação'' cria relevante dependência, o que é elevado risco para as empresas, que precisam ter segurança na sua aquisição e utilização. Cliente é conceito ultrapassado, apesar de persistir nas empresas, o correto é investidor. O universo pesquisado não é o apropriado para este trabalho devido a sua diversidade e qualificação. Deveria se ater a administradores e empresários. Os administradores devem ter por prioridade o empreendimento (negócio) ou a ''tecnologia da informação'' ? Como situar o trabalhador do conhecimento (Drucker) neste contexto ?

Foto do Usuário Oswaldo Luiz Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O tema é atual e relevante. Administradores ainda não entenderam seu papel de gestores de pessoas, processos e informação. Este último fundamental para desenvolver bem o trabalho. A questão que se coloca aqui é quanto e quando será possível absorver essa mudança necessária a tempo de poder usá-la e saber filtrar o que realmente será importante para a decisão coidiana.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.