PROPOSTA DE REARRANJO PRODUTIVO: USO DE PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO DE LAYOUT (SLP) EM UMA FÁBRICA DE SORVETE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 346


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ruth Cristina Felipe Dias , Tatielle Menolli Longhini

ABSTRACT
Este trabalho é resultado de um estudo desenvolvido em uma fábrica de sorvetes e derivados, localizada em Governador Valadares – Minas Gerais. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma nova proposta de melhoria, ao layout do projeto operacional do setor produtivo da sorveteria. A necessidade da reestruturação do layout, surgiu ao ser observado que dentro da área de produção há desorganização dos maquinários e equipamentos. Além disso, constatou-se a ocorrência de movimentação desnecessária que gera fluxos desordenados no processo produtivo. Deste modo, realizou-se um levantamento sobre conceitos e definições norteadores ao tema proposto, destacando a metodologia e ferramentas que mais se adequam à elaboração do estudo. Foram coletados dados e informações, através de visitas a empresa, que permitiram identificar o fluxo de movimentação dos produtos ofertados pela sorveteria. Em posse disto, buscando aproveitar mais satisfatoriamente a disposição dos elementos, aplicou-se na construção da nova proposta do arranjo físico o método de planejamento e análise de layout (SLP), visando utilizar de maneira mais eficiente o espaço físico disponível. Diante do exposto, através das melhorias propostas com o novo arranjo físico foi possível obter modificações no setor produtivo da sorveteria, os quais passaram a seguir um fluxo mais ordenado facilitando no gerenciamento do controle dos processos, trazendo como benefícios a otimização de tempo e espaço.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Estudar sequencias produtivas, traz grandes benefícios. Muitos gestores não percebem que o pouco repetidamente se torna enorme. O trabalha é uma excelente aplicação de administração da produção.

Foto do Usuário Hortência Novais Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho em escrito e bem estruturado. Objetivos de pesquisa claros.

Foto do Usuário Thauana Almeida Gonçalves 09-02-2021 09:50:35

Artigo cumpre o que se espera de uma produção científica

Foto do Usuário Mayara Ketlin Nascimento Jardim 09-02-2021 09:50:35

Trabalho condizente e bem amarrado. Segue o que se espera.

Foto do Usuário Andressa Genari Pacheco 09-02-2021 09:50:35

O artigo proposto, apresenta tema atual, com objetivos claros e pertinentes com método e resultados bem elaborados.

Artigo muito bem estruturado e condizente com o que propõe.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.