PERFIL INDUSTRIAL DAS EXPORTAÇÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA E A HIPÓTESE DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Globalização e Internacionalização de Empresas

Acessos neste artigo: 265


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leonardo Sangoi Copetti , Daniel Arruda Coronel

ABSTRACT
Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil industrial do Estado de Santa Catarina, visando responder à seguinte questão: está ocorrendo um processo de desindustrialização no Estado de Santa Catarina? Nesse sentido, foi ajustado um modelo Vetorial de Correção de Erro (VEC), com a seguinte variável dependente: exportações da indústria de transformação (alta intensidade, média-alta, média-baixa e baixa intensidade) do Estado de Santa Catarina. As variáveis independentes foram taxa de câmbio real efetiva; índice de preços das commodities; e coeficiente do grau de abertura comercial. Os resultados indicaram que as exportações dos produtos não industriais apresentaram um aumento maior do que os produtos da indústria de transformação. Em relação às importações dos produtos não industriais, constatou-se um aumento muito menor do que a indústria de transformação. Com relação à estimação do VEC, os resultados indicaram que a desvalorização cambial não estimula as exportações da indústria de transformação, que a abertura comercial foi extremamente prejudicial às exportações deste setor  e que a variável índice de preço das commodities apresentou sinal contrário ao esperado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Pedro Dos Santos Portugal Júnior 09-02-2021 09:50:35

Artigo excelente, muito bem escrito e amparado em uma ótima revisão de literatura, demonstrando empiricamente o fenômeno de perda da importância da indústria no comércio exterior do estado de Santa Catarina. Uma pergunta: adoção de algumas políticas industriais no governo Lula e Dilma, pode ter minimizado esse processo de desindustrialização?

Foto do Usuário Julio Cesar Zilli 09-02-2021 09:50:35

O estudo tem por objetivo analisar o perfil industrial do Estado de Santa Catarina,visando responder à seguinte questão: está ocorrendo um processo de desindustrialização no Estado de Santa Catarina?. O final do todo o estudo os pesquisadores conseguem estruturar os resultados ao encontro da questão de pesquisa e objetivo. Parabéns!!!!

Foto do Usuário Janini Da Cunha Borba 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pelo trabalho apresentado, tendo em vista o objetivo do estudo, bem como estrutura, ortografia e referencial teórico. É um excelente artigo

Foto do Usuário Glaucia Grellmann 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e atual. Embasamento teórico sólido. Informações concretas e sustentadas pela teoria. O uso de VEC como forma de análise enriqueceu o trabalho. A descrição pormenorizada dos testes realizados em cada etapa de análise sustentam a confiabilidade do resultado. Parabéns pelo trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.