O IMPACTO DO COVID-19 MEDIADO PELA RESILIÊNCIA HUMANA EM MICROEEMPREENDORES DO RAMO DA BELEZA.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 261


Certificado de publicação:
Certificado de Aline Francilurdes Nery Do Vale

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Francilurdes Nery Do Vale , Agostinha Mafalda Barra De Oliveira , Juliana Carvalho De Sousa , Joyce Silva Soares De Lima , Suzana Virgínia Da Costa Regis

ABSTRACT
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o grau de resiliência dos microempreendedores individuais que atuam no ramo da beleza em uma cidade do Rio Grande do Norte durante a pandemia do covid-19. Para fins metodológicos este estudo possui caráter descritivo de cunho quantitativo. Foram realizadas entrevistas virtuais, através do aplicativo Whatsapp, em cumprimento a recomendação de isolamento social (OMS, 2020), com 10 microempreendedoras do ramo da beleza da cidade de Mossoró-RN. Para a compreensão dos relatos obtidos, foi utilizada a técnica da Análise de Núcleos de Sentido (ANS), adaptada por Mendes (2007). Quanto aos resultados dos dados, emergiram-se novas categorias associadas às dimensões da resiliência humana proposta por Perim et al. (2015). Com base nos relatos apresentados, de forma geral, as entrevistadas apresentaram baixos níveis de resiliência humana. Desse modo, o estudo possui relevância gerencial a fim de incorporar e induzir o processo de resiliência, buscando ser esse fator um possível indutor da competitividade organizacional. Além disso, tem-se a relevância acadêmica da pesquisa dada a atualidade do tema.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Carlos Antonio Furtado Dutra 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem construído e bastante relevante. Os resultados são apresentados de forma clara e objetiva.

Foto do Usuário Andreza Rodrigues De Araujo 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem estruturado, com um tema atual, onde aborda a relação de saúde e economia de uma forma coesa.

Foto do Usuário Christiane Mendes Drozdek Pereira 09-02-2021 09:50:35

Excelente! Parabéns

Foto do Usuário Michele Filetto Lopes 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema atual e relevante, expressado de forma clara e objetiva! Excelente!!

Foto do Usuário Anna Paula Barros Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho dentro das normas e bem desenvolvido. Observei grande importância do tema apresentado com o cenário atual.

Foto do Usuário Nívea Maria Oliveira Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com boas colocações, onde o mesmo, aborda uma temática interessante tendo em vista o vivenciado na atualidade. Sugestão: gostaria de sugerir aos autores a inclusão de uma ou mais referências de trabalhos clássicos a respeito de conceitos envolvidos na temática abordada. Como questionamento, gostaria de saber qual a sugestão dos autores para o desenvolvimento de novos trabalhos que visem continuidade aos resultados expostos?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.