HORTAS URBANAS E RESILIÊNCIA: Benefícios da implantação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 294


Certificado de publicação:
Certificado de Clarice Araújo Carvalho

Certificado de participação:
Certificado de Clarice Araújo Carvalho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Clarice Araújo Carvalho , Andréa Cardoso Ventura

ABSTRACT
O processo de urbanização tem se expandido rapidamente desde a metade do século XX. A disputa dos indivíduos por espaço tem gerado alta densidade populacional nas zonas urbanas sem o planejamento adequado. Diversos danos como diminuição da biodiversidade e redução da qualidade de vida têm sido identificados. Nesse cenário, diversos países estão buscando criar cidades mais verdes e sustentáveis e, entre as iniciativas em ascensão, é apontada a implantação das hortas urbanas comunitárias. As hortas comunitárias são um desdobramento da horticultura urbana e se caracterizam por espaços verdes de cultivo agrícola, mantido, majoritariamente, pelo trabalho voluntário. A partir de revisão bibliográfica, entre 2012 e 2019, foram encontrados 92 artigos sobre o tema, em que cinco estudos de caso e um relatório técnico foram selecionados como referência. Observou-se que em razão da convivência entre os membros participantes, da autonomia e responsabilidade transferida à comunidade, cultivo vegetal e práticas de cuidado com o meio ambiente, há o fortalecimento da resiliência social e ambiental nas comunidades e, consequentemente, nas respectivas cidades. Os benefícios a partir da implantação das hortas apontam para a melhoria da qualidade de vida, desafogamento das áreas urbanas e melhor adaptação às mudanças climáticas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bárbara Dias Cabral 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante, porém o trabalho carece de estruturação metodológica: - falta resumo (apresentou apenas palavras-chave) - falta introdução com problema, justificativa, objetivo e resumo dos capítulos - análise: apresentar tabelas e gráficos das pesquisas feitas nas plataformas mencionadas - falta discussão - falta conclusão com resumo dos resultados obtidos e discussão

Foto do Usuário Ulisses Arthur Carboni 09-02-2021 09:50:35

O trabalho aborda pontos fortes do assunto mas não adentra profundamente. Com bastante potencial mas ainda muito raso. Há experiências nacionais que podem ser abordadas. Um estudo de caso nacional seria interessante para aprofundamento em futuros trabalhos. Quais indicadores foram utilizados para a conclusão que a prática contribui para a resiliência? Bom trabalho.

Foto do Usuário Décio De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Um tema bem atual e em expansão. A maneira que foi buscada os artigos com as informações é adequado; no entanto o texto não está bem estruturado. Seria interessante confrontar algum estudo de caso brasileiro sobre o tema. No Brasil, como está o debate sobre esse tema?

Foto do Usuário Lúcia Martins Teixeira 09-02-2021 09:50:35

Acho que faltou falar mais sobre as hortas urbanas, como seriam feitas, pra que seriam usadas e o resultado das hortas na qualidade de vida das pessoas. O seu trabalho sobre hortas urbanas tinha foco na produção de alimentos ou apenas como recreação?

Foto do Usuário Bruna Pereira Jardim 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e relevante, trazendo à tona a realidade de muitos cidadãos que vivem em cidades com menos verde e mais concreto. Visto que o aumento da população e a expansão das cidades, o verde das árvores fica cada vez mais escasso. A ideia dos espaços verdes comunitários traz não só o verde das plantas mais também a inteiração das pessoas. Após a leitura geral do documento fica a pergunta: quais os desafios as comunidades podem enfrentar ao implementar as hortas urbanas? Recomenda-se um estudo mais aprofundado do tema e realizar comparativos entre países que adotaram esse sistema.

Foto do Usuário Paola Vogt 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho é muito interessante e relevante para os dias atuais. Pergunta-se: qual a situação do Brasil referente ao tema? Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.