A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES E EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA ACERCA DA EMPREGABILIDADE DO CURSO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 326


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fabíola Brito Santos , Maria Auxiliadôra Nunes Cordeiro

ABSTRACT
Esse artigo teve o propósito de analisar a percepção do aluno e do egresso do curso de Administração da Universidade Estadual do Sudoesta da Bahia - UESB acerca da empregabilidade do Curso. Para tanto, buscou traçar o perfil, as expectativas profissionais, as oportunidades de trabalho, as condições da empregabilidade e os fatores que norteiam a empregabilidade. Para dar sustentação teórica e conceitual do estudo, foram utilizadas obras de autores como Faria (1994), Arendt (2007), Antunes (2002), Tavares (2006), Zulauf (2006), Druck (2001) e Pochmann (2004). Optou-se pela investigação teórico-empírica, do tipo exploratória e descritiva, com a estratégia metodológica do estudo de caso simples. Assim, a pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico e da modalidade de survey, que aconteceu mediante investigação prática, na obtenção de informações com estudantes e egressos. A unidade de análise foi o curso de Administração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A população foi composta por 353 alunos e 1900 egressos, no qual, alcançou-se a amostra de 139 estudantes e 109 egressos, do tipo não probabilística. O instrumento de coleta utilizado foi o questionário estruturado e autoadministrado, possibilitando a coleta de dados, que posteriormente foram tratados dentro de uma abordagem quantitativa. Dessa forma, constatou-se que a empregabilidade oferecida pelo curso de Administração é positiva nas percepções de seus alunos e egressos, mostrando-se como ponto principal para a escolha do curso, considerando a inserção no mercado de trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Micaele Rodrigues Feitosa Melo 09-02-2021 09:50:35

Artigo de temática relevante e bem redigido. Poderia apenas, tem discutido um pouco mais no item ''Análise e Discussão dos Resultados''. No mais, o trabalho possui grande contribuição para a comunidade acadêmica em especial à área das ciências sociais.

Foto do Usuário Daniel Costa Assunção 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho que se encontra bem estruturado, todavia, sugerimos verificar se não seria mais interessante uma ampliação das discussões na análise dos dados tanto no âmbito da abordagem dos gráficos como da própria conclusão.

Foto do Usuário Priscila Franco Binatto 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta um tema relevante, está claro e bem escrito. Algumas sugestões: seria importante citar as fontes de onde as informações da introdução foram obtidas. A denominação estudo de caso precisa ser revista ou fundamentar essa opção baseado em algum autor que corrobore com a justificativa apresentada no trabalho. Algumas categorias de dados são bastante distantes para serem unificadas, como por exemplo, pessoas com renda de 1 a 3 salários, 3 a 6 e de 6 a 9 em uma mesma categoria. Na apresentação dos resultados seria importante adensar a discussão em relação ao referencial, em algumas vezes há apenas apresentação do dado sem discussão. A repetição excessiva repetição das escalas, principalmente a partir da tabela 3 dificulta a leitura e interpretação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.