GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS DE CAPITAL FECHADO: O CASO DE UM GRUPO EMPRESARIAL FAMILIAR PIAUIENSE.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 281


Certificado de publicação:
Certificado de Agnello Rufino Da Silva Junior
Certificado de Agnello Rufino Da Silva Junior

Certificado de participação:
Certificado de Agnello Rufino Da Silva Junior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Agnello Rufino Da Silva Junior , Roberta Carvalho De Alencar , Iracema Raimunda Brito Neves Aragão

ABSTRACT
A procura pelo alinhamento entre os interesses dos proprietários e gestores, bem como a necessidade de atração de investimentos para as organizações, incentivou o desenvolvimento de novos estilos de gestão baseados na transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Assim surge a Governança Corporativa, cuja aplicabilidade, ainda que inicialmente tenha se direcionado às sociedades anônimas de capital aberto, vem se consolidando em diversos tipos de negócios, incluindo empresas de capital fechado, familiares e de regiões fora do eixo econômico principal do país, em contribuição a um processo de profissionalização da gestão. Nessa direção este estudo investiga a aderência dos princípios e práticas de governança em um grupo empresarial familiar piauiense de capital fechado. A investigação baseia-se na teoria da agência, no modelo tridimensional de desenvolvimento da empresa familiar de Gersick et al (1997), e no Caderno de Boas Práticas de Governança Corporativa para Empresas de Capital Fechado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa e procedimento de estudo de caso. Os dados foram coletados através da aplicação de checklist, entrevistas e consulta a documentos. Posteriormente utilizou-se técnica de análise de conteúdo, com apoio de software de análise textual. Os resultados identificaram que estão presentes no grupo empresarial investigado, princípios de governança, como a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa, e, também, mecanismos de governança como os órgãos de controle e de conduta. Outros mecanismos como os conselhos consultivo, de administração e fiscal, ainda que não formalizados, estão representadas por assessorias, centralizadas principalmente na contabilidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ahmed Sameer El Khatib 09-02-2021 09:50:35

Como sugestão aos autores e já pensando em futuras publicações: 1) Deixar de forma mais clara os objetivos do trabalho na introdução. 2) Deixar mais evidente o método utilizado e sua justificativa. 3) Será que o fator ambiental (cidade ou estado e até mesmo cultura regional) impacta o modo como a governança é tratada nestas empresas ou podemos aplicar os achados em empresas do sul, por exemplo? 3) Atentar-se para as normas técnicas de formatação (ABNT ou APA). No mais, o artigo está muito bem redigido e preenche lacuna importante na literatura acadêmica.

Foto do Usuário Octavio Locatelli 09-02-2021 09:50:35

O artigo é interessante e muito bem escrito. Como sugestões acredito que o objetivo pode ser mais claro, e destacar as contribuições do artigo. Por exemplo, em que o artigo pode ajudar na prática desta ou das demais empresas? Em que contribui para a literatura?

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo com relevante contribuição para a área de pesquisa. Oportunidade de melhoria atualização referencial e descrição conclusiva

Foto do Usuário Eugenio David Nhavotso 09-02-2021 09:50:35

• A pesquisa apresenta um tema interessante e actual • Tratando-se de um estudo de caso a pesquisa devia identificar o nome do grupo empresarial pesquisado logo no resumo bem como na introdução e ou longo do texto. A pesquisa apenas apresenta nome do Grupo Empresarial Jorge Batista da Silva apenas na conclusão o que deixa o leitor perplexo ao longo de toda pesquisa. • A pesquisa não deixa explicito o problema pesquisado. • Foi omissa a contribuições da pesquisa • Considerando que a propriedade e a gestão do grupo empresarial pesquisado são da família a pesquisa como se explica que não haja conflito de interesses no grupo julgando os resultados encontrados a luz da teria de agencia que suporta a pesquisa. • A expressão '' estrutura já madura'''' usada no trabalho poderia se substituída pela expressão ˮestrutura já consolidadaˮ pois pode remeter ao leitor a ambiguidades.

Foto do Usuário Antonio Dias Pereira Filho 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho é atual e relevante. O conteúdo apresentado revela-se satisfatório. As referências deveriam ser ampliadas e atualizadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.