O IMPACTO DA COVID-19 NA CAPACIDADE DE INOVAR DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA CIDADE DE SOBRAL/CE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 312


Certificado de publicação:
Certificado de Dara Ingrid Ferreira do Nascimento

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Carolina Liberato De Moura , Dara Ingrid Ferreira Do Nascimento , Nataniel Parente Nogueira , Luis André Aragão Frota

ABSTRACT
Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos da pandemia causada pela doença Corona Virus Desease 2019 (Covid-19) nas micro e pequenas empresas da cidade de Sobral, com foco em, identificar se estão inovando para se manterem competitivas no mercado, buscando, de maneira específica, analisar o impacto da quarentena e distanciamento social nas empresas estudadas; verificar se elas buscaram inovar em seus produtos ou serviços nesse período; identificar nas que inovaram, qual foi o impacto dessa prática na empresa. Para tanto procedimento metodológico utilizado para alcançar os objetivos propostos, se deu através de um estudo descritivo, com uma abordagem quantitativa, utilizando como procedimento técnico o levantamento de dados, onde foi aplicado um questionário de maneira online composto por 18 questões, com empresas de comércio e serviço da cidade. Dessa maneira, pode-se obter que independente se as empresas foram impactadas positiva ou negativamente pela pandemia, todas buscaram inovar para se manterem competitivas, sendo a principal área em que foi aplicada inovação, a área de marketing, e o principal impacto da implementação das inovações foi a redução de custos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Taylor Oliveira Fidelis 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo! Tema extremamente relevante e atual. Embora o objetivo esteja bem formulado, seria interessante formular uma questão de pesquisa.

Foto do Usuário Francisco Carlos Dantas De Matos 09-02-2021 09:50:35

O teme é relevante, mas demonstra inovações incrementais e não discute o impacto da epidemia nas empresas da cidade. A fundamentação é atual, mas poderia ser mais robusta. Os procedimentos, ferramenta e objetos da pesquisa não foram apresentados adequadamente na metodologia. Os resultados têm significância. A conclusão responde aos objetivos.

Parabéns pelo artigo. Algumas sugestões para aprimoramento e futura submissão em revistas são apresentadas: Incluir o questionário aplicado em uma tabela ou apêndice. Detalhar a data em que foi realizada a coleta no formato mês/ano. Utilizar estatísticas adequadas para pequenas amostras como testes de correlação (Pearson, Spearman) ou de diferenças entre grupos (t-student, ANOVA, etc.). Utilizar mais artigos acadêmicos na revisão de literatura.

Foto do Usuário Daniella Cristina Santos Quevedo 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e atual. Sugestão: Inserir a data de realização das entrevistas. Inserir alguns exemplos de inovação, por exemplo, o que foi feito em marketing? Pergunta: Qual o impacto nas empresas no campo estudado? Algum encerramento de atividade?

Foto do Usuário Deise Araujo Das Chagas 09-02-2021 09:50:35

Tema de considerada relevância para o contexto atual. Fundamentação teórica atualizada, porém demonstra possibilidade de melhoria. Sugiro descrever detalhadamente, se possível, quais foram as estratégias utilizadas pelas organizações estudadas, ou incluir como proposta para trabalhos futuros, para melhor proporcionar as ideias e sugestões às micro e pequenas empresas, conforme citado na conclusão do trabalho. Os autores pretendem investigar futuramente os dados obtidos durante a pandemia em relação ao pós-pandemia?

Foto do Usuário Cristiane Gomes Soares 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito e totalmente relevante para o atual cenário das micro e pequenas empresas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.