Assédio e Importunação Sexual na Universidade: Os Fenômenos Perversos Em Uma Instituição Amazonense

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 322


Certificado de publicação:
Certificado de Hemilly Vitória De Brito Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Hemilly Vitória De Brito Silva , Fabiula Meneguete Vides Da Silva

ABSTRACT
A presente pesquisa é um estudo de caso acerca da incidência e a caracterização do assédio e da importunação sexual no ambiente de uma universidade pública do Amazonas. O método escolhido para realização desta pesquisa foi um estudo de caso na abordagem qualitativa onde o primeiro passo deu-se pela identificação de vítimas e testemunhas posteriormente convidadas a falar sobre suas experiências nos moldes de entrevistas semiestruturadas. O objetivo central foi investigar, sob a ótica das entrevistadas, a incidência e a caracterização do assédio e da importunação sexual no ambiente universitário. Após a análise dos dados, feita de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), constatou-se que a universidade sustenta uma sólida cultura de assédio amparada, especialmente, pela ausência de políticas claras e eficazes para encarar o problema. A grande maioria dos casos não chega a ser formalmente denunciado e quando a denúncia ocorre, tanto a instituição quanto a legislação se mostram ineficientes em punir criminalmente os indivíduos que praticam assédio e importunação sexual.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Renan Gomes De Moura 09-02-2021 09:50:35

O tema escolhido é de fundamental importância para os estudos em Gestão de Pessoas. Creio que as autoras poderiam ter aprofundado um pouco mais o referencial teórico bem como explorado mais as análises. Seria válido as autoras só informar que fizeram entrevistas focais, ao invés de relatar que as entrevistas duraram apenas 14 minutos, isso descredibiliza um pouco o trabalho. Qual foi o método utilizado para analisar o corpus da pesquisa?

Foto do Usuário Maria Helena Bernardo 09-02-2021 09:50:35

Tema sempre oportuno e relevante. Minha contribuição será na metodologia. Pelo exposto, os autores enviaram o questionário para os três perfis de respondentes. Nesse momento não fica claro quantas respostas eles tiveram. O fato de filtrarem apenas 5 alunos para entrevista me parece que tirou a grande contribuição inicial. Entendo que é um tema sensível mas ao menos poderiam relatar o resultado quantitativo. Sem dúvida tornará o trabalho mais denso. Parabéns

Foto do Usuário Lilian Beatriz Ferreira Longo 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante, com temática muito atual. A leitura é agradável e esclarecedora sobre a problemática que envolve o tema. Com relação à metodologia empregada, considero ser mais um estudo descritivo que exploratório. Na análise dos dados, as falas das entrevistadas caracterizam a necessidade de mais estudos que ressaltem o tema, haja vista a importância da discussão no campo do comportamento organizacional. No mais, parabenizo as autoras pelo ótimo trabalho realizado.

Tema muito interessante e de discussão extremamente necessária. Sugiro uma análise quantitativa mais robusta com o intuito de contribuição consistente para os estudos sobre essa problemática.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.