ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS NORMAS ISO 9000 E VDA 6

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 362


Certificado de publicação:
Certificado de Anderson Tadeu De Santi Barbosa De Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Anderson Tadeu De Santi Barbosa De Almeida

ABSTRACT
Esse artigo apresenta um comparativo qualitativo entre as Normas ISO 9000 e VDA 6 e mais especificamente sua parte VDA 6.3, voltada para auditoria de processos, sabendo que a indústria automotiva, no século XX, se viu diante de um cenário em que a padronização dos seus processos, bem como a garantia da qualidade, se fazia necessária uma vez que a produção seriada exigia que as peças tivessem sua repetibilidade garantida para a montagem dos veículos, e a norma ISO 9000 não conseguia atender as exigências dessas indústrias, devido ao alto grau de complexibilidade de algumas peças, além da própria particularidade dos seus processos. Então, para isso, foi necessária a criação de outras normas, baseadas na ISO 9000, porém, considerando as exigências necessárias para atender a cadeia produtiva das montadoras e entre essas, a VDA, criada para atender inicialmente as fabricantes alemãs, mas que na atualidade pode ser usada por qualquer montadora, em função das revisões que incorporaram outras normas do setor, além da possibilidade de ser usada em outros segmentos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Elvis Magno 09-02-2021 09:50:35

Sugestão. Referenciar alguns trechos da teoria apresentada. Há alguns parágrafos sem fonte.

Foto do Usuário Fernanda Rodrigues De Siqueira 09-02-2021 09:50:35

O maior detalhamento da metodologia utilizada seria interessante para compreensão da pesquisa. Também é recomendável padronização quanto à formatação do texto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.