A correlação entre as fases de um projeto e as fases do plano de contingência nacional para infecção humana pelo novo coronavírus - COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 276


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Samuel De Carvalho Pinheiro , Natiane Guarda Dos Santos Mattos

ABSTRACT
Em um mundo cada vez mais competitivo, de rápidas mudanças e de produtividade máxima, as instituições, tanto privadas quanto públicas buscam aprimorar suas técnicas de gestão visando maximizar sua eficiência. Uma estratégia que vem sendo largamente utilizada para melhoria na qualidade e otimização dos mais variados projetos que compõem uma instituição é o: gerenciamento de projetos. As instituições públicas brasileiras, apesar de ainda estarem se adequando ao modelo gerencial implantado a partir da segunda metade do século XX, também buscam maior eficiência e aprimoramento por meio do gerenciamento de projetos. O Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19 é um dos mais novos projetos do governo federal. Esse projeto foi criado e implementado a partir da necessidade de mitigar os casos de infecção de Coronavírus no Brasil, haja vista o surto causado pelo vírus em todo o mundo, criando uma pandemia. Como qualquer projeto o Plano teve causas bem delimitadas e seguiu as fases de elaboração e implementação buscando chegar ao objetivo final. Este artigo buscou correlacionar as fases do Plano de Contingência com as fases de um projeto visando a exemplificação deste último para melhor entendimento do que é um projeto e da aplicação do gerenciamento de projetos neste caso. A partir desta pesquisa podemos ver como o Plano foi formulado e implantado visando mitigar os casos de infecção por COVID-19 e diluir os efeitos devastadores da pandemia em nosso país.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O tema é atual e extremamente relevante, embora não se possa afirmar que o plano de contingência para o COVID 19 tenha sido alcançado pelo governo federal brasileiro. Porém, há que se ressaltar a necessidade de mais discussões atinentes a esse tema, dada a sua natureza de interesse da sociedade.

Foto do Usuário Joao Carlos Alchieri 09-02-2021 09:50:35

Muito embora atual e relevante a tematica a apresentaçao do material ficou com pouco foco nos aspectos gerenciais. O leitor nao observa elementos de analise e desempenho dos resultados.

O tema é de extrema relevância devido ao cenário atual vivido, mais carece de uma maior aprofundamento para melhoria na contextualização e apresentação dos resultados.

Foto do Usuário Luciano Da Silva Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, tema relevante e interessante. Existem citações que não aparecem nas referências como por exemplo: Rodriguez (2010) e Barbará et. al (2008). Seria interessante apresentar uma análise crítica de como foi conduzido o plano de contingência x o que prevê o guia de projetos, realmente o governo fez uso de metodologia de projetos ou apenas é possível fazer uma correlação por simples coincidência de semelhanças?

Parabéns pelo artigo! O tema selecionado é de suma importância atualmente. Faço as observações de que faltou aprofundamento nos resultados e pecou um pouco nas referências (Rodriguez (2010) e Barbará et. al (2008) . Mas num geral, o trabalho ficou muito bom.

Foto do Usuário Julia Mitie Shiroma 09-02-2021 09:50:35

O que chama atenção de fato é o tema do trabalho, pois é atual e muito relevante para o momento em que todos vivemos. Como observação aos autores, seria interessante a revisão das normas e principalmente se atentar na construção da bibliografia na elaboração do trabalho, além disso a análise de dos dados poderia ser mais profunda o que agregaria ainda mais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.