Posicionamento Estratégico em Destinos Turísticos Interioranos: um ensaio teórico

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 282


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe Kopp Leite

ABSTRACT
Atualmente, o turismo é um dos setores que apresenta maior crescimento econômico no mundo. Com a finalidade de atrair o maior número de visitantes possível, os destinos turísticos vêm tentando se posicionar no mercado, apresentando seus melhores atributos para convencer o turista a escolhê-lo. Com o passar dos anos, diversas pesquisas estão tentando buscar uma forma de embasar teoricamente o estudo do posicionamento competitivo de destinos e relaciona-lo com a atratividade. Muitos estudos comportam que aquele destino turístico que apresenta os melhores atributos que satisfazem a necessidade do visitante tende a ser o escolhido para futuras viagens e também para indicação a amigos e familiares. Com base nisto, o presente ensaio teórico expõe um referencial teórico que aborda os temas do marketing de destinos turísticos, o posicionamento competitivo, a competitividade e sua relação com a atratividade e a matriz de importância e desempenho, assim como algumas hipóteses criadas para futuros trabalhos empíricos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Elogio a qualidade da escrita do texto [encadeamento, coesão, coerência, uso correto da gramática]. Votos de que o estudo planejado como fase 2 deste ensaio teórico se realize. Referente a: O instrumento de pesquisa será o questionário eletrônico (LimeSurvey), utilizando uma pequena amostra para se mensurar quais aspectos, tais como: a cultura, praias, negócios para compras, entre outros que os destinos turísticos das cidades Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul, que compõe da Macrorregião da Costa Doce do Estado do Rio Grande do Sul, apresentam vantagem competitiva para atrair ou manter visitantes frente a outros destinos turísticos [metodologia, pg 7]. Pergunta: quantos respondentes planeja-se para essa “pequena” amostra? Como seria feita a escolha para essa quantidade?

Foto do Usuário Mirian Cristina Vidal Da Rocha 09-02-2021 09:50:35

Excelente! Artigo bem escrito, autores relevantes, com objetivos bem delimitados e boa descrição da metologia. Parabéns.

O artigo está bem construído e trata de um tema com bastante relevância para a área de marketing e do turismo. A fase 2 do estudo - a pesquisa de campo - poderá trazer bons resultados para a área de estudo.

Foto do Usuário Sara Carvalho Brum 09-02-2021 09:50:35

Estudo escrito de maneira clara e coesa. Apresenta objetivos bem organizados e definidos. Possui potencial para contribuir com pesquisas futuras na área. Pergunta: é mencionado ''pequena amostra'', existe uma estimativa em números dessa amostra?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.