ANÁLISE DOCUMENTAL COMO TÉCNICA NO ESTUDO DE CASO DO APL APICULTURA VALE DO JAGUARI – RS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 262


Certificado de publicação:
Certificado de Augusto Jose Pinto Souto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Augusto Jose Pinto Souto , Markus Erwin Brose

ABSTRACT
O presente artigo propõe uma reflexão aos estudantes de graduação e, principalmente, de pós-graduação, visando divulgar o uso da técnica documental nas áreas das ciências humanas, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas, além de outras áreas e sub áreas potenciais; para que informações documentais sejam convertidas em análises e discussões qualitativas e quantitativas. No objeto deste escrito, abordaremos a técnica da análise documental em um estudo de caso no Arranjo Produtivo Local apicultura Vale do Jaguari – RS, na cadeia produtiva apícola com seus atores durante a vigência do convênio 014/2015 APL/DPI/AGDI, e fomento externo de abril de 2016 a setembro de 2017, ofertando capacitações, cursos, palestras e treinamentos apícolas. Adotaremos, como linha metodológica, a Perspectiva Orientada aos Atores (POA), tornando-a como norteadora para este escrito, e a abordagem/capital relacional como um dos métodos necessários para atingir o objetivo proposto do despertar do uso da técnica documental. Também, o uso da metodologia qualitativa, a análise de conteúdo e léxica e dados quantitativos serão usados para suporte aos objetivos propostos. Nas análises e discussões, identificamos situações heterogêneas e assimétricas nas documentações analisadas sobre a proposta, inicialmente, homogênea, adotada no planejamento e implementação das ações, nas atividades informacionais que foram percebidas dos atores. Nas considerações finais, uma crítica foi identificada, mas a aceitação foi boa da proposta de ofertar capacitações, cursos, palestras e treinamentos aos atores da cadeia apícola, cumprindo com o objetivo do fomento externo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paola Brusco Ribeta 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito, tema relevante. Minha única sugestão, é que se utilize menos APUD, isso cria uma imagem ruim em determinados momentos.

Foto do Usuário Fernando Ramos Lengler 09-02-2021 09:50:35

O texto está muito bem estruturado e apresenta consistência em seu desenvolvimento. O tema é relativamente fraco para a área, mas a proposta de estudo é alcançada. Necessita de alguns ajustes de formatação, no que tange a espaçamentos e referências.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.