O impacto do nível de disclosure sobre os indicadores Retorno sobre o Ativo e Retorno sobre o Patrimônio Líquido das empresas brasileiras de capital a

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 281


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alessandro Antunes Leandro , Antônio Carlos Magalhães Da Silva , Paulo Roberto Da Costa Vieira

ABSTRACT
Com a globalização econômica e, consequentemente, o estreitamento das relações comerciais em escala global, surgiu a necessidade de adaptação da linguagem contábil em nível internacional. Uma das alterações significativas advindas do processo padronização e convergência para um modelo contábil global é o disclosure em razão da necessidade de qualificar as informações divulgadas pelas empresas aos seus públicos de interesse. No Brasil, as companhias de capital aberto também tiveram que se adequar às mudanças provenientes desse processo, sobretudo na divulgação de informações. Aliado a esse conjunto de informações legais e voluntárias, a aplicação da técnica contábil para analisar as demonstrações contábeis contribui de forma relevante para a análise da situação econômica e financeira das empresas e, portanto, representa um importante instrumento de suporte à tomada de decisão. Por conseguinte, esta pesquisa teve como propósito avaliar o impacto do nível de disclosure sobre os indicadores contábeis Rentabilidade sobre o Ativo e Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido. A abordagem utilizada no estudo foi quantitativa e do tipo explicativa com a aplicação de regressão linear múltipla com dados em painel com efeito fixo. Os resultados obtidos acerca do grau de significância revelam que quanto maior a divulgação de informações estratégicas e operacionais, menor é a rentabilidade das companhias. Por outro lado, demonstra que Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior contribuiu para o aumento considerável do número de matrículas de novos alunos, o que resultou em um crescimento expressivo nos resultados econômico-financeiros das companhias. No que concerne à aplicabilidade desta dissertação, enfatiza-se a importância de os usuários das informações contábeis considerarem em suas decisões econômicas que quanto maior for o disclosure de informações relacionadas a aspectos operacionais e estratégias corporativas, menor é a rentabilidade dos Ativos e do Patrimônio Líquido. Sob a ótica dos gestores, esse resultado torna-se aplicável em decisões como aumentar, manter ou diminuir o nível de disclosure.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

A proposta do artigo é bem interessante, com um tema sujestivo e bem abordado. O trabalho está muito bom.

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo com relevante contribuição para a área de pesquisa.

Foto do Usuário Octavio Locatelli 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bom e bem escrito. Mas gostaria de apresentar algumas sugestões pensando na melhoria do artigo: 1) Não encontrei o período de análise dos dados (essa informação é muito importante). 2) Quais períodos foram considerados de crise?. 3) O artigo diz que o FIES aumentou o número de matrículas, mas não apresenta esses dados. 4) Talvez seja interessante acrescentar variáveis de controle de cunho contábil, como tamanho da empresa. 5) As hipóteses podem ser melhor justificadas ou motivadas. 6) Não precisa de tantas hipóteses análogas, o trabalho testa apenas 2 hipóteses: se o nível de disclosure impacta o RSA e o RPL.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.