A Influência da Inteligência Emocional e da Satisfação no Trabalho no Comprometimento Organizacional

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 361


Certificado de participação:
Certificado de Larissa Dantas Guimarães

Certificado de publicação:
Certificado de Larissa Dantas Guimarães

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Larissa Dantas Guimarães

ABSTRACT
O objetivo deste estudo foi analisar a influência da inteligência emocional e da satisfação no trabalho no comprometimento organizacional através de um estudo quantitativo de caráter explicativo. Foram realizadas coletas virtuais e presenciais de dados, através de questionário estruturado, as quais foram obtidas 571 respostas válidas. Os dados coletados foram analisados através de regressão. Tratou-se de uma amostra não probabilística. Pôde-se concluir que: 1) a inteligência emocional está positivamente relacionada à satisfação no trabalho; 2) a inteligência emocional está positivamente relacionada ao comprometimento organizacional; 3) a satisfação no trabalho está positivamente relacionada ao comprometimento organizacional; e 4) a inteligência emocional pode ser explicada ou predita através da satisfação no trabalho, mas não é possível explicá-la através de comprometimento organizacional. Este estudo traz contribuições ampliando as discussões sobre o comprometimento organizacional. Além disso, oferece a validação da WLEIS-P (escala de inteligência emocional) para utilização no contexto brasileiro através de Análise Fatorial Exploratória (AFE). Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Inteligência emocional. Satisfação no trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Paula Cossmann 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante, o contexto proposto pela autora foram contemplados com uma pesquisa muito bem efetuada e analisada, com um entendimento amplo na sua temática proposta.

Foto do Usuário Cicero Isac Pereira De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

trabalho excelente. temática bastante interessante

Foto do Usuário Lucimara Potye 09-02-2021 09:50:35

A autora apurou os principais referencias teóricos nos construtos desenvolvidos, Definiu os objetivos e em sua pesquisa confirmou as hipóteses levantadas. Metodologia apresentada deixou clara a aplicação do questionário e os resultados apurados. Um artigo muito relevante para publicação.

Foto do Usuário Andressa Paiva Porto 09-02-2021 09:50:35

Tema de grande relevãncia, trabalho bem desenvolvido, com importantes contribuições acerca da temática. Objetivos, hipóteses e método muito bem estruturado.

Foto do Usuário Roseleine Da Silva Lucas 09-02-2021 09:50:35

O tema é de grande relevância levando em conta que a inteligência emocional de um trabalhador e a relação com a sua satisfação no trabalho e do comprometimento organizacional são pouco observados e estudados. Parabéns!

Foto do Usuário Estefânia Manoel De Andrade 09-02-2021 09:50:35

O artigo foi muito bem elaborado e atingiu o objetivo proposto. Sugestão: Com base no tema apresentado, sugere-se abordar o tema em empresas tradicionais e em empresas disruptivas, para ampliar o conhecimento e saber como eles lidam com os diferentes gerações e trabalhos sobre pressão. Pergunta: Saber lidar com as emoções é o principal diferencial entre os líderes e sua falta pode prejudicar a equipe e a organização. Dito isso, comente a importância da empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro para fortalecer a harmonia organizacional.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.