COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS ENTRE PESQUISADORES BRASILEIROS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 266


Certificado de publicação:
Certificado de Nilton César Lima

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz , Yan Sávio Alves Da Costa , Jamerson Viegas Queiroz , Christian Luiz Da Silva , Nilton César Lima , Marciano Furukava

ABSTRACT
O CIC entre pesquisadores refere-se à atividade de disponibilizar informações e conhecimentos que possibilite o trabalho conjunto de especialistas para a resolução de problemas e desenvolvimento de novas ideias ou teorias, que normalmente resultam em publicações científicas conjuntas. Assim, o objetivo deste artigo é elaborar um modelo que relaciona os fatores que influenciam a difusão do CIC entre os pesquisadores na modalidade “produtividade” do CNPq, como mecanismos de geração de inovações e novos conhecimentos, medidos pela produção científica. Quanto ao método, em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica para avaliar modelos existentes na literatura a respeito dos fatores determinantes do CCI sobre a capacidade de inovação e geração de inovações nas IES, em especial nos grupos de pesquisas. A seguir, foram elaborados o modelo estrutural e de mensuração que foram validados utilizando um questionário on-line para coleta dos dados, com questões tipo likert de cinco pontos, enviado aos pesquisadores na modalidade produtividade em pesquisa, níveis SR, 2, 1A, 1B e 1C do CNPq.  O questionário foi respondido por 262 pesquisadores e os dados coletados foram analisados através do instrumento de análise SEM baseado em PLS. Os resultados encontrados indicaram que as hipóteses do modelo foram aceitas. Os resultados revelaram que as características individuais dos pesquisadores, as características organizacionais e a tecnologia contribuem para o CIC, que por sua vez, favorece a geração de publicações e promoção do conhecimento. Além disso, as características individuais e as publicações contribuem para o avanço da inovação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Danielle Pereira Lovatto 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito interessante e relevante para um melhor entendimento de como funciona o compartilhamento de informações e conhecimento entre pesquisadores brasileiros.

Foto do Usuário Nélio Rodrigues Póvoa Neto 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito, com referencial teórico e pesquisa robustos e tema extremamente relevante para todo o âmbito acadêmico

Foto do Usuário Paula Botelho Fagundes 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem estruturado, ótima escolha do tema!

Foto do Usuário Diego Domingos Ferro 09-02-2021 09:50:35

Artigo com temática super interessante, relevante e atual. A estrutura e escrita do trabalho são excelentes, assim como as ilustrações. Sugiro apenas evitar o uso das abreviaturas/siglas no resumo, pois gerou dúvidas no início da leitura. No mais, parabéns aos autores pela contribuição!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.