O CONTADOR E O CRIME DE LAVAGEM DE DINHEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 312


Certificado de participação:
Certificado de Nilton César Lima

Certificado de publicação:
Certificado de Nilton César Lima

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thiago Lúcio Correia Barra , Nilton César Lima

ABSTRACT
O presente trabalho buscou compreender circunstâncias éticas e legais que norteiam o profissional contábil, uma vez que, seus atos podem ser vulneráveis à prática de crimes de lavagem de dinheiro. Para isso, adotou estudos anteriores sobre o tema, lavagem de dinheiro, contabilidade criativa, legislações vigentes e responsabilidades do profissional contábil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória e descritiva, a partir das concepções legais vigentes, com abordagem qualitativa do problema e documental quanto aos métodos de coleta de dados e análises, cuja leitura de fontes primárias e secundárias tornaram-se fundamentais para a proposição do estudo. O estudo demonstrou que a realidade dos contadores se defrontam com aspectos éticos da profissão, revelando a prevalência de uma carência por profissionais acerca do assunto lavagem de dinheiro e a responsabilização que a norteia. Contudo, foi possível concluir a necessidade de aperfeiçoamento por parte dos profissionais em exercício, bem como aos que estão em fase de formação, diante dos aspectos éticos e legais acerca de crimes de lavagem de dinheiro, cabendo inclusive, uma análise mais aprofundada, e matéria de exploração para estudos futuros, sobre como as instituições e os profissionais visam aperfeiçoar-se acerca de tal temática.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andressa Bender 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bom. Seria de grande valia a aplicação da ideia do artigo em áreas mais específicas da contabilidade (custos, B3). O subjetivismo presente nas normas de contabilidade pode ser apontado como o principal fator para o elevado número de casos de lavagem de dinheiro em nosso país?

Foto do Usuário Kariny Da Silva Souza 09-02-2021 09:50:35

Tema de suma importância para o profissional de contabilidade que deseja exercer com ética e maestria sua profissão. Deixo como sugestão a revisão do trabalho de acordo com as normas da ABNT em relação a sua estruturação e a fim de deixar o texto menos cansativo, já que exige bastante normas, a aplicação de quadros.

Foto do Usuário Safira Aires De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Assunto muito relevante para a atualidade e o artigo é muito rico em informações.

Tema bem interessante. Parabéns aos autores. Por fim gostaria de perguntar: Qual a opinião dos autores a respeito do por que existe carência de profissionais da área?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.