A UTILIZAÇÃO DA PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 402


Certificado de participação:
Certificado de Sergio Enrique Faria

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sergio Enrique Faria

ABSTRACT
O Capital humano é o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência. O capital humano representa o conhecimento acumulado que está incorporado nas mentes das pessoas nas organizações. Ele é importante para as organizações porque serve como fonte de inovação e renovação estratégica. Os indivíduos carregam capital humano quando ingressam em uma organização e assumem seu talento, habilidades e conhecimento com eles quando saem da organização. Assim, o capital humano é de natureza volátil. As organizações são, portanto, desejosas de fazer o possível para promover e desenvolver o capital humano como um meio de alcançar vantagem competitiva sustentável. Este resumo estendido foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica e argumenta que a Programação Neurolinguística (PNL) tem o potencial de desenvolver e aprimorar o estoque de capital humano na organização por meio da modelagem dos colaboradores que se destacam. A PNL surgiu na década de 1970 da Universidade da Califórnia e utiliza modelos de comunicação para identificar como funciona a mente das pessoas e como podemos nos comunicar com elas usando sua linguagem e critérios. Na área profissional, as estratégias da Programação Neurolinguística têm sido uma excelente ajuda para os Programas de Qualidade, ao serem aplicadas como técnicas de persuasão e de motivação, formação de equipes, tomada de decisões, conflitos de interesses, melhorias na comunicação interna, em compras e vendas, no treinamento e desenvolvimento de carreiras e em negociações.

Palavras-chave: Capital humano, PNL – Programação Neurolinguística, Organizações, Treinamento, Modelagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Josimaik Veras Liberal 09-02-2021 09:50:35

Trabalho apresentou um tema com um grau de complexidade, mas que o auto soube descrever de forma leve e dinâmica.

Foto do Usuário Georgia Da Cunha Ben 09-02-2021 09:50:35

Acredito que poderia ter utilizado uma ferramenta de análise bibliográfica mais clara para atingir o objetivo proposto

Foto do Usuário Adolfo Plínio Pereira 09-02-2021 09:50:35

Artigo: A UTILIZAÇÃO DA PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO Apesar da relevância do tema e de sua aplicabilidade nas organizações, a apresentação de um caso específico, onde tivesse sido aplicado o Processo de Modelagem, ou aplicadas as próprias técnicas da PNL, talvez fosse mais interessante para as discussões em torno da aplicação prática da PNL no mundo das organizações. De forma geral, o artigo é de boa qualidade. Prof. Me. Adolfo Plínio Pereira

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.