QUALIDADE TECNOLÓGICA DA CANA-DE-AÇÚCAR SUBMETIDA A DIFERENTES DOSES DE ZINCO E IRRIGAÇÃO DE SALVAMENTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 242


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alefe Viana Souza Bastos , Marconi Batista Teixeira , Frederico Antonio Loureiro Soares , Edson Cabral Da Silva , Flávio Ferreira Gomes

ABSTRACT
O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade tecnológica de duas variedades de cana-de-açúcar submetida a diferentes lâminas de irrigação de salvamento e doses de zinco (Zn). O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com 8 tratamentos e três repetições, em esquema fatorial 2x4. Os tratamentos compreenderam dois parcelamentos de irrigação de salvamento (60 mm e 30+30 mm) e cinco doses de Zn (0, 5, 10 e 15 kg ha-1), na forma de sulfato de zinco, de modo que foram utilizadas duas variedades, a RB92579 e SP801816 em ciclo de cana-planta (18 meses). As variáveis relacionadas a qualidade tecnológica da cana-de-açúcar analisadas foram Pol % cana (PC), Pol % caldo (Pol), Brix %, açúcares redutores (AR), açúcar total recuperável (ATR) e teor de fibra %. A irrigação de salvamento e as doses de zinco não influenciaram nenhuma das variáveis tecnológicas estudadas. As componentes principais demonstraram comportamento semelhante para as duas variedades estudadas, onde variáveis Brix, pol do caldo, pol da cana e ATR seguiram as mesmas tendências.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edmilson José Ambrosano 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem apresentado com uma avaliação gráfica inovadora.

Foto do Usuário Bruno Marcos Nunes Cosmo 09-02-2021 09:50:35

O estudo apresenta relevância pois traz uma cultura de importância econômica e avalia pontos em alta na agricultura moderna. Contudo, destacam-se alguns pontos que poderiam ter sido explorados melhor no trabalho: A) Os autores dispunham de até 20 páginas para abordar seu estudo, então seria interessante ter inserido o título, resumo e palavras chaves em inglês, mesmo não sendo elementos obrigatórios, pois incorporam o trabalho e não havia nenhum tipo de restrição com relação ao tamanho do estudo; B) A introdução está bem estruturada, porém no primeiro parágrafo, houve um desordenamento cronológico, ''a safra de 2017/18 não será mais estimada, isso já foi realizado'', então atentar-se na redação a estás questões temporais e no segundo parágrafo as informações não são fundamentadas em nenhuma citação, o que poderia ter sido realizado sem dificuldades; C) A avaliação dos resultados poderia ter trazido o quadro da ANOVA para as variáveis com as informações mínimas de grau de liberdade e quadrado médio, permitindo analisar e acompanhar melhor os resultados estatísticos. Além de apresentar o valor obtido para os componentes, como a produtividade. No penúltimo parágrafo dos resultados é feita uma recomendação, contudo, a todo momento é citado que as variáveis não foram significativas, o que gera certa contradição; D) O texto do manuscrito não segue a mesma formatação em todo o seu desenvolvimento, um fator que deveria ter sido corrigido. Por fim, apesar das considerações anteriores, o trabalho é relevante, atrativo ao leitor e utilizada uma forma de avaliação diferenciada, necessitando apenas de uma lapidação melhor na forma de estruturar o artigo e apresentar seus achados.

Foto do Usuário Maria Amalia Brunini 09-02-2021 09:50:35

O estudo apresenta relevância pois traz uma cultura de importância econômica brasileira. A introdução está bem estruturada, porém no primeiro parágrafo, citam safra 2017/2018, que já foi realizada e não mais estimada. Não apresenta a análise estatística, o que é difícil de avaliar os resultados como a produtividade. Citam que as variáveis não apresentaram diferença significativa, mas no penúltimo parágrafo dos resultados é feita uma recomendação. O texto do trabalho deve ser todo formato, o que não ocorre no encaminhado. Para finalizar, o trabalho necessita de uma correção, principalmente, com relação ao na apresentação dos resultados e na formatação. Maria Amalia Brunini

Foto do Usuário Luiz Daniel Rodrigues Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho, ótima cultura. Em sugestão, se atentar a formatação do texto e as referências utilizadas (normas ABNT). Como pergunta, em que classificação ( Richards, 1954) encaixa-se a água utilizada?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.