MASSA DE FORRAGEM OBTIDA NO PRIMEIRO CORTE EM TRIGOS DUPLO-PROPÓSITO AVALIADOS NO MEIO-OESTE CATARINENSE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 244


Certificado de publicação:
Certificado de Cristiane De Lima Wesp

Certificado de participação:
Certificado de Cristiane De Lima Wesp

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cristiane De Lima Wesp , Jefferson Flaresso

ABSTRACT
Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar a produtividade de três cultivares de trigo de duplo propósito, BRS Tarumã, BRS Pastoreio e BRS Umbu, submetidos ao primeiro corte de forragem em ensaio conduzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Campos Novos, Santa Catarina. Avaliaram-se a precocidade e a produção de forragem ao primeiro corte dos diferentes materiais. Os resultados indicam que BRS Tarumã apresenta maior produção de massa de forragem em condições de primeiro corte (1113,87 kg/MS/ha). Contudo, dentre os materiais avaliados, necessita de número maior em dias para que o critério de corte e/ou pastejo seja atingido.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Ruiz Favaro 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta resultados importantes para utilização de cultivares de trigo duplo-propósito para a região oeste e meio-oeste de Santa Catarina

Foto do Usuário Felipe Jochims 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta contribuições interessantes para a utilização desses materiais de duplo propósito. No entanto, trabalhos avaliando todo o ciclo são necessários para auxiliar na tomada de decisão de qual material usar.

Foto do Usuário Otoniel Geter Lauz Ferreira 09-02-2021 09:50:35

O assunto sem dúvida é de interesse, mesmo apresentando os resultados de um único corte, porém o trabalho apresenta alguns problemas metodológicos para que seja possível afirmar o que é afirmado na conclusão. 1) Nenhum dos resultados foi comparado estatisticamente, nem mesmo com estatística descritiva, desvio padrão ou erro padrão; 2) O delineamento 3 cultivares x 3 repetições leva a 9 graus de liberdade, o que, em uma ANOVA, dificilmente leva a indicar diferenças significativas por maior que elas sejam;

Foto do Usuário Alexsandro Bahr Kröning 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui tema relevante. No entanto observo alguns problemas metodológicos. Não há informação de qual analise estatística foi usado, nem mesmo se foi usado uma análise estatística. A massa de forragem do primeiro corte afeta a produção do trigo duplo propósito de que forma? A produção dessas cultivares será semelhante em outras regiões com condições climáticas semelhantes?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.