POTENCIAL ALELOPÁTICO DE EXTRATOS DE PICÃO-PRETO SOBRE A GERMINAÇÃO DE SEMENTES ALFACE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 220


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Caroline Boaventura Nascimento Penha , Arlete Da Silva Bandeira , Romana Mascarenhas Andrade Gugé , Quezia Lemos Rocha , Paulo Araquém Ramos Cairo , Maria Caroline Aguiar Amaral , Manoel Nelson De Castro Filho

ABSTRACT
O estudo objetivou determinar a potencialidade alelopática de picão-preto sobre a germinação de sementes de alface. O experimento foi conduzido no Laboratório de Tecnologia de Sementes, durante o mês de agosto de 2018, sendo realizado testes de germinação e vigor conduzidos em placas de petri e dispostos em delineamento inteiramente casualizado, com quatro concentrações de extrato aquoso de picão-preto (0, 20, 60 e 100%) e cinco repetições, totalizando 20 parcelas experimentais. As características avaliadas foram: porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação e tempo médio de germinação. O tempo médio de germinação de sementes de alface foi maior, à medida que aumentou a concentração de extratos aquosos de picão-preto. Com o aumento das concentrações de extrato, o percentual germinativo e o índice de velocidade de germinação foram reduzidos. O extrato aquoso de folhas de picão-preto apresentou atividade alelopática inibitória sobre a fisiologia da germinação de sementes de alface.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Robson José Rodrigues Alves 09-02-2021 09:50:35

Um excelente tema e de grande contribuição, entretanto os autores poderiam ter testado a inibição do picão preto com alguma outra especie, já que o picão é uma planta daninha.

Foto do Usuário Ariane Miranda De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O estudo se torna relevante uma vez que trata de uma das principais hortaliças consumidas no Brasil e uma planta daninha comumente presente nas áreas agrícolas brasileiras.

Foto do Usuário Idroilson Vieira De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de suma importância, podendo gerar muitos dados em cima disso,como sugestão futuramente também testar sementes de outras espécies, aonde também foi apresentado citações bem atuais sobre o tema. Alguns erros ortográficos e na questão da forma das referências no final do artigo.

Foto do Usuário Jean Vitor Coutinho 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, o tema é bem interessante. Minha sugestão é, fornecer mais informações na tabela dos resultados, como acrescentar os percentuais de germinação e índice de velocidade de germinação de cada concentração. Gostaria de saber se os extratos de picão-preto podem apresentar potencial alelopático favorável em alguma outra cultura?

Foto do Usuário Larissa Pacheco Borges 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho é bastante interessante e atual. Sugiro fornecer mais informações sobre os resultados obtidos, como as variáveis analisadas em cada concentração utilizada. Isto pode enriquecer seu trabalho e melhorar a discussão.

Foto do Usuário Ana Karoline Silva Sanches 09-02-2021 09:50:35

Para melhorar o trabalho deveriam incluir gráfio ou tabela para demonstração dos resultados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.