Determinação do fator LS da RUSLE utilizando SRTM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 245


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Dione Pereira Cardoso , Junior Cesar Avanzi , Marx Leandro Naves Silva

ABSTRACT
Um fator que interfere no escoamento superficial contribuindo de forma significativa para o processo erosivo é o fator topográfico – fator LS. Portanto, objetivou-se comparar os MDEs (Shuttle Radar Topography Mission - SRTM) para as resoluções espaciais (30 e 90 m) submetidos a diferentes fluxos de acumulação (simples e múltiplo) para estimar o fator LS na sub-bacia de Peixe Angical, denominada Zé da Silva, TO. Foi calculado no software SAGA-GIS, o declive e o fluxo de direção, considerando nesse caso, oito algoritmos, a partir do MDE. Posteriormente, o cálculo do fator LS. O SRTM mais indicado foi o de 30 m, que corresponde uma resolução mais detalhada em relação à resolução espacial de 90 m. Para os métodos de fluxo de direção adotado, os valores do fator LS obtidos com o MDE com resolução espacial de 90 m, estão superestimados em relação a resolução de 30 m. Os fluxos de direção de maior importância para estimar o fator LS foram Multiple Flow Direcion (MFD) para o SRTM de 30 m e BR Braunschweiger Reliefmodell para o SRTM de 90 m. Para o cálculo do fator topográfica para a bacia hidrográfica do rio Zé da Silva, o SRTM mais indicado foi o de 30 m associado ao MFD.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Denice De Oliveira Almeida 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bom e bem escrito. Entretanto, na introdução poderia haver um parágrafo que esclarecesse sobre a importância desta Bacia Hidrográfica e a contribuição da avaliação da perda de solo para esta bacia.

Resultados claros e concisos. Há pequenos erros de formatação. Também está faltando a filiação dos autores.

Foto do Usuário Ariston Da Silva Melo Júnior 09-02-2021 09:50:35

O projeto científico tem relevância por estudar uma área útil a ser trabalhada no ramo científico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.