CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MODELOS PARA A ESTIMATIVA DA BIOMASSA SECA DO MILHO NA REGIÃO SUBTROPICAL DO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 214


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe Augusto Piacentini Grabarski , Jorge Luiz Moretti De Souza , Volnei Pauletti

ABSTRACT
Teve-se por objetivo no presente trabalho calibrar e validar modelos recomendados para estimar a produtividade de biomassa seca do milho na região dos Campos Gerais, com as variáveis radiação solar incidente (Rs), graus dia acumulados (GDA) e dias após o plantio (DAP). Os experimentos foram conduzidos em quatro áreas pertencentes a Fundação ABC, nas safras 2006/2007 e 2007/2008, em Castro e Ponta Grossa. Foram coletadas amostras de planta inteira, em quatro estádios fenológicos da cultura, para obtenção da biomassa seca do milho. Os dados climáticos necessários são provenientes das estações agrometeorológicas próximas às áreas experimentais. O ajuste dos parâmetros foi realizado com o Método dos Mínimos Quadrados e Ferramenta Solver de uma planilha eletrônica. As safras de milho que tiveram maior Rs, GDA e DAP para atingir o estádio de maturação fisiológica foram as que obtiveram maior produtividade final de biomassa seca. As safras com maiores valores de GDA e Rs tiveram maior acúmulo de biomassa seca ao longo do ciclo. A associação do acúmulo da biomassa seca do milho e variáveis testadas foi satisfatória na calibração. Verificou-se em relação ao desempenho, resultados promissores entre “mau” e “ótimo” (0,41 <= “c” >= 1) , predominantemente “ótimo” (“c” > 0,85). Mesmo com bons ajustes na calibração para o milho, a validação indicou altos erros absolutos e relativos nas safras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho mostra boas alternativas para estimar a produção vegetal por meio de funções, que possibilita a avaliação da dinâmica do crescimento vegetal e crescimento final das plantas. Sendo possível sua aplicação para outras culturas além do milho.

Foto do Usuário Stefanie Lais Kreutz Rosa 09-02-2021 09:50:35

O uso da modelagem na agricultura torna-se cada vez mais necessário, devido a economia de tempo e recursos de implantação de experimentos a campo. A calibração possibilita ajustar os modelos de estimativa de biomassa para que os erros obtidos entre as ass

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho. Modelos matemáticos na agricultura, sempre uma ferramenta válida!

Foto do Usuário Fabio Miranda De Alencar 09-02-2021 09:50:35

Muito bom, os autores apresentarem informações diretas e claras, além de ser um trabalho com bom peso científico.

Foto do Usuário Gabriely Vitoria Matias Alves 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem escrito e contribui com o tema proposto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.