EFEITO DO HIDROGEL COMBINADO COM ADUBAÇÃO DE COBERTURA EM PLANTAS DE MILHO EM ILPF

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 21


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Caroliny Fatima Chaves Da Paixão , Leonardo Nazário Silva Dos Santos , Marconi Batista Teixeira , Frederico Antonio Loureiro Soares , Vitor Marques Vidal , Samuel Ferraz Bruno , Roniel Geraldo Avila , Isabeli Silva Lima , Estenio Moreira Alves , Edson Cabral Da Silva , Fabiano Guimarães Silva

ABSTRACT
Objetivou-se avaliar os efeitos de diferentes doses de aplicação de hidrogel em sistema de ILPF sob a clorofila de plantas de milho cultivado em consórcio com a forrageira Panicum maximum cv. Quenia e eucalipto. O experimento foi conduzido na Fazenda Escola do Instituto Federal Goiano, Campus Iporá, Iporá, Goiás, Brasil. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquemas de parcelas subdivididas, com dois fatores e três repetições, para o cultivo consorciado de milho, forrageira e eucalipto. As parcelas consistiram em cinco doses de hidrogel: 0 kg ha-1 (0% da dose recomendada); 7,5 kg ha-1 (50% da dose recomendada); 15 kg ha-1 (100% da dose recomendada); 22,5 kg ha-1 (150% a dose recomendada) e 30 kg ha-1 (200% da dose recomendada); e as subparcelas consistiram em com e sem adubação de cobertura de nitrogênio. Os teores de clorofila foram avaliados na fase de pré-florescimento, utilizando-se o aparelho Falker ClorofiLOG® 1030. Não houve efeito significativo das doses de hidrogel, no entanto, observamos efeito significativo da adubação nitrogenada sob a clorofila de plantas de milho cultivados em sistema integrado de produção agropecuária. Com isso, afirmamos a importância da aplicação de nitrogênio na cultura do milho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Hernandes 30-04-2021 18:53:13

Parabéns pelo trabalho. O tema é relevante, o objetivo ficou claro e os resultados estão apresentados de forma concisa. Apenas revejam o último parágrafo da introdução, onde consta que a avaliação foi realizada sobre as variáveis fisiológicas do milho e da soja, sendo que o trabalho apresenta o resultado de apenas 1 variável (clorofila) e apenas do milho. Sugiro colocarem os valores nominais dos dados apresentados nos gráficos. Sugiro inserirem dados de análise de variáveis morfológicas, já que a disponibilidade de água através do hidrogel possui grande influência nelas. Caso não as tenham realizado, por quê não o fizeram? Qual a possível explicação da ausência de efeito do hidrogel na característica avaliada? Sugiro inserir essa discussão também no trabalho.

Foto do Usuário Bruna Samara Alcaráz Souza 06-05-2021 13:36:01

O efeito do hidrogel não deveria estar associado aos regimes hídricos? Porque será que não houve efeito de nenhuma das doses avaliadas? Como os autores não fizeram nenhum comentário sobre irrigação gostaria de entender melhor a idéia do trabalho.

Foto do Usuário Moniki Campos Janegitz 10-05-2021 22:25:13

Trabalho muito bom. Simples e prático. Visto que o nitrogênio também está relacionado com a eficiência de uso da água. Mostrou claramente o efeito do hidrogel e talvez o seu efeito seja mais eficiente em culturas perenes....

Foto do Usuário Gabriela Naibo 09-06-2021 17:20:48

Excelente trabalho, de muita relevância a comunidade científica!

Foto do Usuário Antonio Ricardo Santos De Andrade 10-06-2021 21:56:04

Trabalho interessante! Prezados, parabéns pelo trabalho desenvolvido Porém poderia rever o objetivo de avaliação; A tecnologia do hidrogel está diretamente ligado a necessidade hídrica das plantas, então, já era de se esperar resultados não significativos, quando combinado com fertilizante de alta solubilidade e de participação direta na clorofila; O hidrogel é um produto absorvível que fica no organismo. Quanto tempo i hidrogel fica incorporado no solo.