Caracterização química de biocarvões de resíduos orgânicos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 21


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Mateus Hastenreiter Rodrigues Silva Loquez

ABSTRACT
O biocarvão é indicado como condicionador do solo. Dentre suas funções, destaca-se o aumento do estoque de carbono, pH, CTC e nutrientes, retenção de água, aumento da atividade biológica do solo e o rendimento das culturas. Como biocarvões derivados de materiais diferentes podem ter composições bastante distintas, é imprescindível saber a composição química de cada biocarvão antes da sua indicação como condicionador do solo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi caracterizar biocarvões de palha de café, cama de aviário e casca de eucalipto. Os biocarvões foram produzidos pelo processo de pirólise lenta a 400 °C, com tempo de permanência nessas temperaturas de 60 min. Após o processo de pirólise, o biocarvão permaneceu no reator por 24 horas até que o mesmo atingisse temperatura ambiente. Todos os biocarvões foram passados em peneira de 0,250 mm e posteriormente foram realizadas análises de caracterização. O biocarvão de cama de aviário apresentou maior valor de pH, porcentagem de CZ, e concentrações de P, Na, Ca e Mg. Já o biocarvão de palha de café se destacou por apresentar maior CTC e concentração de K. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jorge Nascimento Gustavo Junior 29-04-2021 00:32:39

Olá, parabéns pelo trabalho. Biochar é um tema muito atual e precisamos construir trabalhos com materias-primas nacionais pra tentar difundir o uso dele no Brasil, inúmeros são os trabalhos internacionais que apontam grandes benefícios decorrentes da sua aplicação em campo. Como sugestão acho que em alguns momentos faltou referencial bibliográfico nos resultados para corroborar com alguma suposições feitas. Por exemplo: ao comentar que o biochar possui pH elevado e que sua aplicação em grande quantidades pode gerar aumento excessivo de pH você não traz uma referência concreta de que isso aconteceu alguma vez. Acho muito difícil que aconteça até, pois trabalhos com doses altas (>10 ton/ha) não obtiveram tal resultado, no entanto mais trabalhos voltados a essa área podem ser conduzidos para obter essa resposta. Acho que como você trabalhou com a transformação de materias primas em biochar poderia ter sido apresentada a composição inicial de cada uma delas pra que pudesse embasar melhor sua discussão a respeito da composição do biocarvão e deixar mais visual para o leitor. PERGUNTA : Visto as características apresentadas e os custos de produção (tanto de tempo como de recursos) você acredita na viabilidade do uso em larga em escala na cultura do café conilon ?

Foto do Usuário Marcela Palheta De Oliveira 10-05-2021 19:47:09

Excelente o trabalho, parabéns! o trabalho está bem estruturado, apresenta uma boa clareza na metodologia e resultados. para ficar melhor, poderiam identificar os elementos químicos abordados, pois alguém que não seja conhecedor desses elementos, ao ler o trabalho não saberá o que significam: K, P, C, Mg e os demais citados.

Foto do Usuário Marcos Vinícius Rodrigues 14-05-2021 01:20:07

Parabéns pelo trabalho. O tema de biocarvões está em alta na ciência dos solos, portanto este trabalho é muito relevante.

Foto do Usuário Beatriz Marchese Silva 07-06-2021 14:40:30

Parabéns pelo trabalho! A aplicação de Biochar como condicionador do solo é um tema que está crescendo bastante nas pesquisas internacionais e achei bem pertinente este trabalho para dar atenção à este tipo de material na agricultura brasileira.