Estratégias Para Controle De Plantas Invasoras De Pastagens Em áreas De Caívas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Ciências animais / Zootecnia;

Acessos neste artigo: 421


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Lúcia Hanisch , Valdenise Pianaro

ABSTRACT
O aparecimento de plantas invasoras em áreas de pastagens perenes é associado a diversos fatores, entre eles a fertilidade do solo. Dessa forma, seu controle pode ser realizado com um conjunto de práticas que envolvam  uso de herbicidas e adubação. Este trabalho avaliou o efeito do uso do herbicida metsulfuron metílico, associado a diferentes tipos de adubação, no controle de plantas invasoras em uma área caíva melhorada com a introdução da grama missioneira-gigante. A pastagem já vinha sendo utilizada há cinco anos com pastejo bovino em sistema rotacionado. A espécie Elephantopus mollis Kunth (suçaiá) tem sido a invasora mais abundante. Houve efeito da adubação sobre as invasoras, em função do aumento da cobertura de solo pela pastagem. Não houve efeito do herbicida sobre a cobertura de solo promovida pela suçaiá, nem pelas demais invasoras. No entanto, foi observado efeito deletério do herbicida sobre a missioneira-gigante, sendo que 55 dias após sua aplicação, a pastagem praticamente desapareceu. Nem a adubação, nem o herbicida foram efetivos em controlar as plantas invasoras, em especial o sucaiá, presente em pastagem de missioneira-gigante em caívas. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanusa Araujo Dos Santos 18-04-2021 10:46:11

Tendo em vista a não efetividade dos métodos de controles proposto. A inserção de inimigos naturais para o controle da planta invasora, seria uma opção viável de controle biológico?

Foto do Usuário Tatiana Ramos De Jesus 29-05-2021 11:51:36

Muito bom o trabalho. Sugiro que a tabela fique inteira em uma página ao invés de ficar dividida em duas páginas.

Foto do Usuário Gabriela Naibo 09-06-2021 14:19:37

Excelente trabalho, de muita relevância a comunidade científica!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.