Análise do uso da terra considerando as faces do terreno na bacia do Rio Piracicaba em Minas Gerais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 472


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rafael Aldighieri Moraes

ABSTRACT
Diversos fatores influenciam as interações do meio ambiente, sejam antrópicas ou naturais. Em um contexto de bacia hidrográfica, o uso da terra pode causar tanto conservação como degradação ambiental, diminuindo a fertilidade dos solos e disponibilidade hídrica. Dentre os vários fatores, o objetivo deste trabalho foi avaliar se o aspecto do terreno (direção da declividade) afeta o tipo de uso da terra, já que no caso de regiões montanhosas, pode prejudicar a disponibilidade solar. Os resultados indicam que há um predomínio das áreas antropizada (pastagens, floresta plantada, agricultura) com faces do terreno voltada para norte e áreas naturais (formação florestal) em faces sul. Somente pastagem, 64% ocupa faces norte e formação florestal, 58% das faces sul. Provavelmente pela área de estudo pertencer a uma região ondulada e montanhosa, e próximo do trópico de capricórnio, áreas com face norte recebem mais radiação solar direta, tornando-se mais produtivas e assim mais antropizada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jone Lucas Medja Ussalu 24-04-2021 20:14:01

Tema interessante, texto bem alinhado. Os resultados indicam que embora haja maior atividade antrópica nas faces voltadas para o norte, o percentual de uso em relação as faces ao sul é relativamente significativo. Pelo que, para futura pesquisa recomendaria que se incluisse dados sobre os rendimentos da agricultura praticada nas duas áreas, caso existam. A análise comparativa desses dados reforçaria a hipótise lavantada neste estudo. Pergunta para reflexão: Assumindo que a face voltada ao sul recebe menos radiação solar, que tipo de culturas recomendaria que fossem desenvolvidas nesses terrenos de modo a aproveitar seu potencial?

Foto do Usuário Alessandro Higor Gomes Da Rocha 08-05-2021 15:16:35

Ótimo tema sendo importante como auxílio para tomada de decisão de uso da terra. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Thamires Da Silva 14-05-2021 01:51:31

Olá, devo parabenizá-lo pelo excelente trabalho! Ao me deparar com o estudo desenvolvido, notei que os aspectos geomorfológicos funcionam como uma ponte diante a declividade e ocorrências erosivas e predatórias, logo, com a utilização do planejamento ambiental nas áreas antropizadas com faces do terreno mais voltado ao norte, torna-se possível converter o cenário e tornar o ambiente menos degradado por ações humanas, ainda mais considerando a presença de uma bacia hidrográfica na região. Ademais, considerando a outra área de estudo, se possível especificar, quais seriam as atividades de uso da terra mais assertivas em regiões onduladas e montanhosas com pouco recebimento de radiação solar, visto que os solos são menos produtivos?

Foto do Usuário Denilson Dortzbach 25-05-2021 13:50:20

Parabéns pelo trabalho. Foi realizada a análise da declividade também ou apenas a orientação da encosta?

Foto do Usuário Denilson Dortzbach 25-05-2021 13:53:25

Parabéns pelo trabalho. Chegou a fazer análise da declividade ou apenas orientação da encosta?

Foto do Usuário Kleber 07-06-2021 09:27:17

Parabéns ao trabalho. Mais um trabalho utilizando os resultados do Mapbiomas, um dado que veio realmente para quebrar tabus, sendo disponibilizado gratuitamente e gerando diversas opões de análises em todo território nacional.

Parabéns aos autores pela pesquisa! Trabalho muito bem escrito e com excelentes resultados, podendo ter aplicabilidade em outras áreas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.