Conservação Pós-colheita De Pimentão Cv. 954 Proveito Revestido Com Extrato Aquoso De Própolis Durante Armazenamento Em Diferentes Temperaturas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 411


Certificado de participação:
Certificado de Maria Amalia Brunini

Certificado de publicação:
Certificado de Maria Amalia Brunini

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Amalia Brunini , Luís Otávio De Lacerda Meloni , Rodrigo Alves De Oliveira , Geraldo Cristino Clementino Valim

ABSTRACT
O pimentão representa umas das dez hortaliças mais importante no mercado brasileiro, devido ter retorno rápido e ser amplamente explorada por pequenos e médios produtores. O objetivo desse trabalho foi verificar a qualidade de pimentões verdes cv. 954 Proveito tratados com extrato aquoso de própolis durante armazenamento em diferentes temperaturas. As variáveis físico-químicas avaliadas foram perda de massa fresca, aparência, coloração visual, acidez titulável, teor de sólidos solúveis, pH, teor de ácido ascórbico. Foi utilizado o delineamento experimental fatorial 4x4 (com 4 tratamentos, 4 temperaturas de armazenamento) e épocas diferentes de amostragem. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Através dos resultados obtidos pode-se concluir que a temperatura de armazenamento interferiu na qualidade do pimentão cv. 954 Proveito e na perda de massa fresca, independente ou não do uso do revestimento pós-colheita extrato aquoso de própolis; a aplicação de extrato aquoso de própolis, praticamente não interferiu na qualidade, necessitando, portanto, de novos estudos, pois não foi suficiente para retardar o metabolismo pós-colheita e prolongar a vida útil dos frutos durante o armazenamento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcia Nalesso Costa Harder 15-04-2021 09:46:51

Primeiramente, gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho. A pergunta que eu tenho é sobre a questão microbiológica, se seria pertinente este aspecto sobre os resultados?

Foto do Usuário Henrique Guilhon De Castro 06-05-2021 09:41:57

Estudo muito interessante que teve por objetivo avaliar o efeito do extrato de própolis na conservação pós-colheita de pimentão. As tabelas devem ser autoexplicativas e não foi definido os tratamentos A, B, C e D. No teste de Tukey das tabelas foi utilizado letras maiúsculas e minúsculas, mas não foi feito a sua distinção na legenda?

Foto do Usuário Carlene Soares Diniz 11-06-2021 17:35:28

Parabéns pelo tema, algo muito relevante e importante para o nosso sistema brasileiro.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.