O ESTRESSE DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM E O IMPACTO NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO CENÁRIO ATUAL DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 14


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Laís Lopes Gonçalves , Caroline Nascimento De Souza , Juliana Maria Bello Jastrow , Larissa Zuqui Ribeiro , Larissa Chagas Suhett , Brendon Edson Armanini , Alessandra Aparecida De Saldes , Italla Maria Pinheiro Bezerra

ABSTRACT
Introdução: Diante da pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo conoravírus, foi necessário que as instituições de saúde repensassem seus serviços e o processo de trabalho, uma vez que além de lidar com uma doença de alta transmissibilidade e mortalidade, os gestores de saúde, tiveram que administrar a redução brusca no quadro de funcionários, por conta do afastamento de alguns profissionais. Com isso, além de enfrentarem a superlotação das instituições de saúde, os profissionais que permaneceram atuantes, passaram a receber maior demanda de serviços, e ambos fatores, além de outros, se tornam dificultadores do processo de trabalho, gerando o estresse dos profissionais e, consequentemente, impactando na assistência ofertada aos clientes. Objetivo: Descrever os impactos do estresse sofrido pelo profissional de enfermagem na assistência prestada à saúde. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina – PUBMED durante o mês de junho de 2020. Para a busca utilizou-se os descritores baseados no Decs, e assim montou a estratégia de busca: stress AND nursing AND pandemic. Os critérios de inclusão na primeira busca foram: Artigos completos disponíveis, idiomas inglês e português, ano de publicação entre 2016 a 2020. Foram excluídas, teses, mestrados, dissertações e revisões de literatura. Resultados: Foram encontrados 80 artigos abordando a temática, no entanto, após, a aplicação dos critérios de inclusão, restaram 33 artigos, e depois da leitura exaustiva de títulos e resumos, e posteriormente, realizando-a de forma completa, resultou um total de 04 artigos entre nacionais e internacionais. Conclusão: É perceptível, a necessidade do desenvolvimento de ações que promovam, o bem estar biopsicossocial de toda equipe multiprofissional atuante durante o período de pandemia. Para que tais ações aconteçam, é importante que os gestores dos serviços de saúde, estejam empenhados em pensar nas soluções, para minimizar o estresse vivido pelos profissionais durante o processo de trabalho.   
Palavras-chaves: Assistência; Enfermagem; Estresse; Pandemia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Teresinha Tamanini Andrade 09-02-2021 12:50:35

Tema muito relevante. Os profissionais da saúde precisam de ações institucionais, políticas e públicas que os resguardem neste momento tão difícil de pandemia.

Foto do Usuário Maini Aparecida De Freitas Gomes 09-02-2021 12:50:35

o estudo relata com clareza a atual realidade vivenciada pelos profissionais de saude

Parabéns pelo trabalho, muito relevante nesse tempo atual de pandemia.

Foto do Usuário Juliana Maria Bello Jastrow 09-02-2021 12:50:35

Excelente abortagem de um tempo atual e relevante!!!

Foto do Usuário Larissa Chagas Suhett 09-02-2021 12:50:35

O tema do artigo é essencial pois mostra a realidade em que a população mundial está inserida que é da pandemia do Covid-19. Parabéns, pela escolha e estrutura do artigo.