ACESSO À INFORMAÇÃO EM SAÚDE PELOS USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO SUS: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE 2014 A 2020

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 238


Certificado de publicação:
Certificado de Eusvaldo Barbosa Dourado

Certificado de participação:
Certificado de Eusvaldo Barbosa Dourado

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bruno Rodrigues Alencar , Eusvaldo Barbosa Dourado

ABSTRACT
O objetivo deste artigo é analisar e caracterizar estudos científicos relacionados ao acesso à informação em saúde para os usuários do SUS entre os anos de 2014 e 2020. Trata-se de um estudo de revisão sistemática, realizado com base em artigos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo e Pubmed, a partir dos descritores: acesso à informação de saúde, atenção primária e SUS. As seis (6) pesquisas analisadas foram realizadas nas regiões nordeste e sudeste do Brasil, com amostras entre seis (6) e 1210 participantes. Quanto aos serviços da Atenção Primária em Saúde (APS) os resultados apontaram para barreiras relacionadas ao acesso à informação em saúde, pela reduzida orientação e participação popular no controle social e pelas falhas no processo orientação familiar e comunitária. Já o recebimento de informações em saúde por meios tecnológicos, a comunicação informal entre profissionais e usuários, o trabalho do Agente Comunitários de Saúde e a própria Estratégia Saúde da Família apresentaram-se como facilitadores ao processo de informação ao usuário. Apesar dos diferentes perfis de usuários e serviços avaliados, percebe-se a importância do acesso à informação em saúde, uma vez que este possibilita o empoderamento dos indivíduos e afeta consequentemente a consolidação da Atenção Primária, como determinado nos marcos legais que regem o SUS.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Reges Antonio Deon 09-02-2021 09:50:35

O presente artigo possui uma ótima introdução, bem elaborada, trazendo a importância da informação pelo usuário fortalecendo ainda mais os processos de saúde. Poderia ser mais aprofundado esse estudo, pois dos 71 artigos foram analisados apenas 6 artigos, o que afunilou ainda mais seu estudo. Nas considerações finais ele trás um fechamento geral da importância da informação e os desafios para isso. Realmente, poderia ter sido mais aprofundado esse tema do artigo.

Foto do Usuário Carla Cristina Santos Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante visto sua potencialidade no contexto atual. Tornar o usuário como um protagonista do seu cuidado se torna extremamente relevante para interferir no processo saúde-doença. Uma ótima contribuição seria o papel das salas de espera nas ESF, muitas vezes desenvolvidas por acadêmicos.

Foto do Usuário Camila Barreto Araujo 09-02-2021 09:50:35

Ótimo tema! A relevância dele se torna maior ainda se visto pela ótica atual que o isolamento social nos trouxe, dando destaque à informação em saúde. Apesar de o trabalho ser centrado no SUS, uma sugestão para ampliação ou trabalhos futuros é de entender como a informação em saúde ocorre dentro de outros sistemas, para traçar um paralelo com o modelo do SUS, e também especular o que dá certo lá fora e o que poderia dar certo aqui dentro. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Joyce Mazza Nunes Aragão 09-02-2021 09:50:35

Artigo atual e relevante para área de Atenção Primária em Saúde. Bem desenvolvido, com rigor metodológico.

Foto do Usuário Aline Tomaz De Carvalho 09-02-2021 09:50:35

O método não está coerente por não ser uma revisão sistemática, a qual se configura como uma busca mais ampla, em mais bases de dados, com maior fidedignidade dos resultados para a tomada de decisão.

Foto do Usuário Carla Nadja Santos De Sousa 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo aos autores. Artigo de uma temática relevante e muito bem estruturado. Para ficar ainda melhor, sugiro apenas acrescentar na metodologia o fluxograma Prisma, para exemplificar como foi realizada a escolha e refinamento da amostra final

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.