A produção do cuidado nos processos de trabalho da atenção básica no município de Nova Friburgo – RJ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Modelo de Atenção Básica em Saúde

Acessos neste artigo: 226


Certificado de publicação:
Certificado de Penha Faria da Cunha

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Penha Faria Da Cunha , Aluísio Gomes Da Silva Junior

ABSTRACT
Esta pesquisa de caráter qualitativo do tipo estudo de caso utilizando como categoria central da análise o conceito de cuidado e os elementos a ele articulados: acolhimento, vínculo/responsabilização, trabalho em equipe, pretende compreender de que maneira diferentes profissionais da Atenção Básica num município da Região Serrana do Rio de Janeiro , em seus processos de trabalho, apropriam-se de práticas que valorizam a produção de cuidado. 
O trabalho trouxe à tona alguns sinais importantes para gestão acerca dos processos de trabalho desses profissionais: que é preciso considerar a possibilidade de uma reestruturação dos processos de trabalho nas Unidades de Saúde do Município estudado, visto que encontramos fragilidades em todos os elementos que deveriam compor esses processos como acolhimento, vínculo, responsabilização, trabalho em equipe e o próprio cuidado. E que talvez a discussão sobre trabalho em equipe possa ser o ponto de partida para essa reestruturação, já que foi apontada como uma questão importante para a maioria dos entrevistados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O tema do estudo é pertinente e traz a luz a discussão e reflexão sobre como o cuidado é produzido no desenvolvimento do trabalho nas Unidades Básicas de Saúde estudadas. A metodologia muito bem delineada baseada em questões norteadoras que embasam o caminho a ser percorrido durante a pesquisa. Produz uma leitura de fácil entendimento, sem perder a especificidade da temática . Os resultados respondem plenamente ao objetivo proposto. Não identifiquei o resumo e as referencias poderiam ser mais atualizadas

Foto do Usuário Brenno Guedes 09-02-2021 09:50:35

Politicas de saúde publicas sempre serão temas de grande importância.

Foto do Usuário Larissa Mendes Jorge 09-02-2021 09:50:35

Estudo com uma abordagem interessante, metodologia bem detalhada, a amostra não foi tão boa, porém, o autor conseguiu abordar bem o conteúdo a passar. A minha pergunta seria: qual a dificuldade enfrentada pelo profissional ao estabelecer vínculos/ acolher o paciente?

Foto do Usuário Renata Jardim 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante, porém não cita nenhuma referência. Introdução confusa, com vários objetivos não muito claros e com partes que deveriam constar na metodologia. Metodologia deve ser melhor esquematizada para facilitar leitura e compreensão. Sugiro utilizar subtópicos para facilitar a organização. Alguns tópicos explicitados na metodologia fazem parte dos resultados. Quantos profissionais ao todo participaram? Há alguns erros na digitação: ''Como já foi dito anteriormente, a fala desses oito atores não captarão todo o conjunto das...'' CAPTARAM/CAPTARÃO. Por que não existem referências bibliográficas na introdução?

Foto do Usuário George Jó Bezerra Sousa 09-02-2021 09:50:35

Prezados autores, parabéns por abordarem um tema tão importante nos dias de hoje. Para a melhoria do artigo sugiro: 1. Revisão ortográfica do artigo 2. Escrever parágrafos conectados entre si e apresentando uma sequência lógica. 3, Introdução não está clara e não há referências. 4. Parte do método estava na introdução, deixar somente no local adeuqado. 5. Quais as limitações do estudo? 6. Considerações finais muito longas, parecem discussão.

Foto do Usuário Valéria Slongo De Souza 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito e tema extremamente relevante e presente nos dias atuais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.