A IMPORTANCIA DA FAMILIA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM TRISSOMIA 21

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 13


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Rosiane Rodrigues De Almeida , Fabiano Carvalho Pereira , Mariana Ribeiro De Almeida Lana

ABSTRACT
O presente trabalho visa demonstrar a importância da família no desenvolvimento das crianças com trissomia 21. O seio familiar é o primeiro ambiente de interação entre a criança com Síndrome de Down e o mundo. É através dela que a criança inicia seu processo de desenvolvimento. Devido a anomalia cromossômica, tais crianças apresentam um atraso das funções motoras, visuais, auditivas e de comunicação. Nesse aspecto, os familiares devem atuar para promover o desenvolvimento máximo dessas funções. Verifica-se que a estimulação precoce deve começar ainda no primeiro ano de vida, através de brincadeiras que possibilitem a melhoria dessas funções. Em síntese, a família pode aumentar ou impedir o desenvolvimento desse individuo com sua atuação. De certo que o pleno desenvolvimento dará a esse individuo maior autonomia e confiança para enfrentar os desafios futuros.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Izabella Luciana Castelão 09-02-2021 12:50:35

- Comentário e Sugestão: Por meio de uma revisão de literatura os autores descrevem a importância da família no desenvolvimento das crianças com Trissomia 21 ou Síndrome de Down. O trabalho apresenta-se bem estruturado, constando de todos os tópicos necessários com fundamentação teórica e trazendo apontamentos essenciais para a atualidade. No entanto, sugiro utilizarem datas de publicações mais recentes, de três a cinco anos, abordando o que tem de mais atual na literatura. - Pergunta: Como a família e a equipe multiprofissional, podem estimular o desenvolvimento das crianças com Síndrome de Down?

Foto do Usuário Tyson Andrade Miranda 09-02-2021 12:50:35

Muito interessante o desenvolvimento do resumo, principalmente por não enfocar somente a criança com SD e seu desenvolvimento (tema principal), como também as repercussões e sentimentos nos pais diante a situação.

Foto do Usuário Laís Xavier De Araújo 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores do artigo. É um tema muito relevante e o artigo traz contribuições significativas de como a família é importante em todo o processo de desenvolvimento da criança com trissomia 21. Algumas contribuições para o aprimoramento do texto é a realização de uma revisão visual por outras pessoas que conseguem enxergar melhor algumas falhas e erros ortográficos que deixamos passar. Na parte da introdução senti falta das referências. No início a estrutura peca um pouco com espaçamento maior de um parágrafo para o outro, mas depois consegue seguir de forma mais estruturada. As referências estão fora do padrão das normas ABNT. Pergunta: Vocês frisaram a importância da equipe multiprofissional. Como acontece o acompanhamento da criança com trissomia 21 após o nascimento por essa equipe?

Foto do Usuário Larissa Do Nascimento Oliveira 09-02-2021 12:50:35

Ótimo Artigo, e um tema super importante, parabéns aos envolvidos.

Foto do Usuário Danielle Monteiro Vilela 09-02-2021 12:50:35

Excelente trabalho, com metodo claro, e resultados satisfatórios.