Construção de Mapas de comunicação no Programa de controle do tabagismo de um município da região serrana do estado do Rio de janeiro: resultados preliminares

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Modelo de Atenção Básica em Saúde

Acessos neste artigo: 263


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laís Feliciano Ramos , Gilson Saippa De Oliveira , Fabíola Giordani

ABSTRACT
Estudo de caráter qualitativo que busca mapear os processos comunicacionais desenvolvidos no Programa de Controle do Tabagismo do Município de Nova Friburgo-RJ. A partir da realização de entrevistas semiestruturadas, com uma amostra não probabilística e intencional por variedade de tipos (1 Gestor e 14 profissionais) que se orientarão em torno dos temas relativos aos processos de comunicação em saúde ligados a cessação do tabaco presentes no modelo de anamnese clínica para o tratamento do tabagismo utilizado pela equipe no momento de ingresso do fumante ao Programa, bem como dos temas ?Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde, ?Os primeiros dias sem fumar, ?Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e ?Benefícios obtidos após parar de fumar presentes nos 4 (quatro) Manuais do Participantes elaborados pelo INCA-MS que servem de orientador das atividades de todos os Grupos de Controle do Tabagismo desenvolvidos em território nacional. Tais entrevistas buscarão vincular tais temáticas às estratégias comunicacionais desenvolvidas por estes profissionais no cotidiano das suas práticas, entendidas aqui como um processo sistemático de Letramento em Saúde, constituindo-se como elemento fundamental para o empoderamento de todos os atores envolvidos (gestores, trabalhadores, usuários). A interpretação dos achados orientar-se-á pela perspectiva da análise temática, com posterior elaboração de um Mapa de Comunicação, que buscará identificar os principais dispositivos comunicacionais utilizados; caracterizar quais são os desafios centrais para melhoria dos fluxos comunicacionais, bem como desenvolver dispositivos de intervenção (Educação Permanente e Apoio Institucional) capazes de organizar os processos de gestão e trabalho pautados nos processos comunicacionais que possibilitem uma maior efetividade das ações desenvolvidas pelo Programa de Controle do Tabagismo do Município.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O Trabalho apresenta resultados preliminares, o que não permite uma análise mais abrangente dentro do município. Mas disponibiliza ao leitor um aprendizado sobre a temática.

O Trabalho apresenta resultados preliminares, o que não permite uma análise mais abrangente dentro do município. Mas disponibiliza ao leitor um aprendizado sobre a temática.

Foto do Usuário Maria Aparecida Andriolo Richetti 09-02-2021 09:50:35

Parabéns, o tema escolhido é relvante, a abordagem sobre tabagismo sempre causa preocupação para os profissionais de saúde. Foi observado que há uma equipe multiprofissional envolvida nas ações realizadas junto aos pacientes. infelizmente a fila de espera é uma realidade em muitos locais de atenção à saúde em nosso país. Gostaria de saber se o trabalho é realizado somente com a população adulta ou também está direcionada para crianças e adolescentes?

Foto do Usuário Ana Clara Guimarães Reis 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo debate principalmente por abordar a comunicação no contexto da atenção básica e pela escolha metodológica. Não encontrei a delimitação da temática 1. Considero que a discussão dos resultados ficou extensa. Sugiro aprofundar um pouco mais nas discussões entre os principais autores na área, além de atualizar as referencias utilizadas para mais recentes.

Foto do Usuário André Ribeiro De Castro Júnior 09-02-2021 09:50:35

De modo geral, o trabalho apresenta com muita destreza uma temática que se faz muito atual com discussões bem embasadas e divididas de forma ao leitor compreender o traçado sobre a construção do material. Na introdução deixa claro o objeto, junto a justificativa e a relevância do estudo. O objetivo está bem claro, sendo contemplado com os resultados bem delineados e trabalhados nas categorias expressas. Metodologia também muito clara, direta e clarificadora sobre o processo de formulação do percurso. OBS: verificar apenas erros nos tempos verbais do resumo, horas no presente, horas no pretérito perfeito.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.