A Gestão de Saúde: a eficácia da gerência nos serviços públicos de saúde na pandemia – COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 15


Certificado de publicação:
Certificado de Plínio Gonçalves Fahd

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Alcione Lino De Araújo , Plínio Gonçalves Fahd , Rodrigo Arais Alvarenga , Adriana Moraes De Sousa , Mara Barros Fernandes

ABSTRACT
O objetivo deste estudo é estabelecer as características que a gestão de serviços de saúde deve possuir para contribuir com a tomada de decisão no período da Pandemia – COVID-19. Utilidade, oportunidade, exequibilidade, confiabilidade, objetividade e direcionamento constituem o conjunto de princípios que deve ancorar essa apreciação quanto à gestão de saúde no sentido de eficiência, eficácia e efetividade para os usuários. Uma vez que a avaliação é conduzida por decisões que garantam não somente a sua eficiência e eficácia, mas também a sua implementação, onde o processo avaliativo deve buscar que as decisões tomadas levem em consideração as necessidades de saúde da população, as metas definidas pelos serviços e que envolvam todos os interessados de forma a tornar viável a implementação das decisões tomadas. As formas de gerenciar serviços de saúde na atualidade guardam relações históricas com os diferentes modos de produção social que se consolidaram na sociedade através dos tempos. Considerando uma prática administrativa da Secretaria Municipal de Saúde em uma cidade do estado do Maranhão, a gestão em saúde busca, através da melhor combinação dos recursos disponíveis, aprimorar o funcionamento da mesma através de ações eficientes, eficazes e efetivas que permitindo assim que a Secretaria Municipal de Saúde alcance seu objetivo. Diante das crises financeira e social enfrentadas pelos Estados, somadas às transições demográfica, tecnológica e epidemiológica que pressionam os orçamentos, os governos, na tentativa de aumentar a eficiência e a satisfação do usuário, tem buscado novas estratégias de cobertura e formas mais versáteis de gestão e financiamento. A metodologia utilizada na pesquisa optou-se por um estudo de natureza aplicada, caracterizado como quantitativo, localizada na farmácia central de distribuição de medicação para Unidades Básica de Saúde (UBS). Desse modo, foi possível perceber não apenas a presença das dimensões analisadas, mas também as suas relações e efeitos proporcionados pelas características que a gestão de saúde deve possuir para contribuir na decisão nesse momento de Pandemia – COVID-19.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ivaldo Dantas De França 09-02-2021 12:50:35

Na sua analise não identifiquei se foi com dados primários ou secundários; casos foi dados primários foram solicitados ao comité de ética? Parágrafos logos torna o texto cansativo para o leitor. Seus artigo é bem detalhado e rico de informações.

Foto do Usuário Rosana Apolonio Reis Andrade 09-02-2021 12:50:35

O tema é importante para análise de gestão/gerência de serviço de saúde, porém ficou pouco claro o método trabalhado e empobrecido com apena uma tabela com apresentação de resultado para análise e discussão.

Foto do Usuário Julyhe Nunes Paulin 09-02-2021 12:50:35

Esse é um tema muito relevante para a área, porém fiquei em dúvida no modo pelo qual foi submetido, contém 10 páginas e foi submetido como resumo expandido que deveria ter no máximo 5 páginas.

Foto do Usuário Lucilene Renó Ferreira 09-02-2021 12:50:35

O tema é pertinente e relevante na atualidade. Deve-se clarear o objetivo e rever o método considerando que pela explanação trata-se de um relato de experiência de descentralização da distribuição de medicamento para as UBS do município como prática de gestão para a qualificação das ações em saúde. Reorganizar os referenciais teóricos de gestão, qualidade em saúde, qualidade da gestão e rede; explicar com mais detalhes os dados quantitativos como resultado da descentralização. Parabéns pela ação desenvolvida em busca da qualificação do SUS e sua gestão.

Foto do Usuário Diego Mendonça Viana 09-02-2021 12:50:35

Estudo bem delineado, atual e pertinente. Atende aos critérios de rigor e inovação para melhoria do SUS

Foto do Usuário Alcione Lino De Araújo 09-02-2021 12:50:35

O artigo tem os objetivos bem delineados contempla com a perspectiva a que se propôs pesquisar e sua justificativa é plausível.

Foto do Usuário Karine Pereira Ribeiro 09-02-2021 12:50:35

O artigo traz importantes pontos vinculados à gestão pública de serviços de saúde, a leitura é agradavel e interessante. Sugestão: descrever como foi realizada a distribuição dos medicamentos. Pergunta: quais as principais dificuldades encontradas para a distribuição dos medicamentos? Qual empecilhos surgiram devido a não permanência destes medicamentos na farmácia central?

Foto do Usuário Ana Karina Vasconcelos Alves 09-02-2021 12:50:35

O artigo é de extrema relevância no panorama atual, importe reflexão que devemos fazer.

Foto do Usuário Enos De Araújo Almeida 09-02-2021 12:50:35

Muito fluido o texto irei referencia-lo em um estudo de Gestão de resíduos sólidos.