A EXPERIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE E-COMMERCE PELOS TRABALHADORES DA VILA DO ARTESÃO EM CAMPINA GRANDE NO PERÍODO DA PANDEMIA DO CORONA VÍRUS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 288


Certificado de publicação:
Certificado de Marcelly dos Santos Lins

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelly Dos Santos Lins , Diego Rocha Guedes De Almeida

ABSTRACT
Este artigo teve como objetivo estudar as repercussões do uso do E-commerce por artesãos da cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, no período de isolamento social por conta da pandemia do novo corona vírus. Estes se encontram concentrados em um centro comercial local chamado Vila do Artesão criado no ano de 2010 pela prefeitura municipal com a finalidade de concentrar em um só lugar todas as atividades comerciais desses artesãos, porém, com o isolamento social e as medidas protetivas em decorrência do novo corona vírus esse local foi fechado temporariamente obrigando estes trabalhadores a mudar seu modos operandi. Assim este trabalho chama atenção para o contraste entre os modos de fazer dos artesãos que se conectam fortemente com as culturas tradicionais do artesanato com a nova realidade ao qual foram impelidos, o uso do e-commerce. Para investigar estas repercussões na prática foi elaborado um questionário que tinha por finalidade responder algumas questões consideradas fundamentais para este artigo: a) como a estrutura política de organização da Vila do Artesão assiste os trabalhadores neste momento de Pandemia; b) como as ferramentas digitais que tem se mostrado eficazes em outros seguimentos que mesmo antes da pandemia já explorava este tipo de ferramenta, estão auxiliando, ou não os artesãos neste momento e c) quais possíveis mudanças podem ocorrer no período pós-pandemia com relação ao contexto geral dos artesões levando em consideração os seguintes pontos: possibilidade de falência, ampliação do público ao vivo e vendas por meio das mídias digitais e reorganização da estrutura de politica organizacional interna com base no diagnostico obtido durante o período de pandemia. De forma provisória, visto que as investigações com relação aos desdobramentos dos impactos da pandemia ainda devem ser investigados com mais afinco em sua amplitude de detalhes, este artigo conclui que o e-commerce passou a ser uma realidade quase que obrigatória para estes trabalhadores que antes viam esta ferramenta apenas como uma opção, o que amplia ainda mais debate em torno das organizações e mídias digitais, sabendo que neste escopo existem tempos diferentes de absorção e apreensão com relação as técnicas digitais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Raquel Antônia Sabadin Schmidt 09-02-2021 09:50:35

em tempos pandêmicos sempre os estudos trazem uma direção a ser considerada

Foto do Usuário Lucas Davi Fernandes Lopes Paula 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo bastante atual. Faz referência à mudança que quase todos os setores iram enfrentar, o de voltar seus modelos de negócio para canais digitais. Um ponto que poderia ser melhorado é uma análise mais estatística dos pontos considerados, é sabido que novas mudanças serão feitas, mas vi essa dimensão apenas por um viés empírico. Também acredito que poderia trabalhar melhor a questão das discussões existentes entre outros autores. No mais, artigo bastante pertinente.

Foto do Usuário Maria Idarlene Da Costa Cordeiro 09-02-2021 09:50:35

Inicialmente gostaria de parabenizar os autores pelo o artigo, assunto bastante pertinente e importante a ser discutido diante do cenário atual. Gostaria de saber se futuramente vocês visam continuar abordando o assunto de desemprego, consumo e expectativas dos consumidores pós pandemia.

Foto do Usuário Francisco José De Oliveira Maia 09-02-2021 09:50:35

Trabalho pertinente ao período que estamos passando, com uma boa abordagem dentro das limitações existentes.

Foto do Usuário Marling Rodrigues Gava Alvarenga 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores, indico revisão ortográfica. O texto é super atual e retrata a realidade de uma região que pode ser replicada em outras comunidades.

Foto do Usuário Adelmo Teotônio Da Silva 09-02-2021 09:50:35

A abordagem do tema traz uma grande relevância para o fenômeno da pandemia de Covid-19 que se espalha nos diferentes contextos. Por ser um tema muito atual, tem contribuições fundamentais para que se pensar experiências inovadoras envolvendo o marketing digital. A metodologia permitiu identificar os principais agentes que participam do entorno do espaço objeto do objeto.

Foto do Usuário Ronison Oliveira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.