Reputação Organizacional no Desenvolvimento de Redes de Empresas: Estudo de Caso no setor de Supermercados em Minas Gerais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 257


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cassiano De Andrade Ferreira , Luiz Marcelo Antonialli , Ernesto Michelangelo Giglio , Bruno Tavares , Cleber Carvalho De Castro

ABSTRACT
Com o passar dos anos, o embate direto entre as empresas de um mesmo ramo foi sendo substituído gradativamente pelo estabelecimento de redes de cooperação entre elas e as empresas que tinham oportunidade de estabelecer relações com outras empresas conseguiam benefícios adicionais por meio dos recursos, conhecimento e informações compartilhados entre os parceiros. Neste cenário, a reputação organizacional se torna um bem intangível, um fator agregador capaz de gerar resultados às empresas, algo que está diretamente relacionado à identidade, imagem e prestígio de uma organização. Diante disso, o objetivo deste artigo foi caracterizar a influência da reputação organizacional no desenvolvimento de uma rede de empresas que atua no setor de supermercados de Minas Gerais. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma revisão de literatura sobre reputação organizacional e redes de empresas. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com associados e o gestor geral da rede em assunto. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica para análise dos resultados. Identificou-se que a reputação organizacional, a imagem e as ações de um associado influenciam diretamente na formação e manutenção de relacionamentos entre os associados da Rede Delta. Todos os entrevistados, sem exceção, afirmaram em algum momento de suas entrevistas que uma boa reputação organizacional é fundamental para o estabelecimento de confiança entre parceiros e que nenhuma empresa quer se relacionar com uma organização que tem uma má reputação e/ou passa de alguma forma uma imagem negativa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Victor Silva 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo; parabéns! O tema é relevante, a escrita possibilita uma leitura muito agradável, os procedimentos são adequados, e os resultados e discussões evidenciam o rigor científico do estudo. Sugiro, na seção Metodologia, apresentar um quadro-resumo dos procedimentos adotados, especificamente em relação às entrevistas. Na análise de conteúdo, foram criadas categorias de análise? Se sim, quais foram? Sugiro, por fim, que, se o conteúdo das entrevistas foi categorizado, na apresentação e discussão dos resultados, apresente-os destacando tais categorias. Isso ajudará em uma melhor visualização desses resultados.

Foto do Usuário Karine De Jesus Rodrigues Santana 09-02-2021 09:50:35

Artigo extremamente interessante!! Excelente! Todos os tópicos estão em perfeita harmonia. Sugestão: para uma melhor visualização e enriquecimento do trabalho, poderia apresentar uma nuvem de palavras. Pergunta: nos procedimentos metodológicos os autores relatam que: “As entrevistas foram encerradas pelo critério de saturação, ou seja, a partir do momento em que as respostas/resultados começaram a se repetir e já não traziam “novidades” em relação às contribuições”. Porque não descrever os critérios? Entendo que, mesmo com o objetivo do artigo o norteando e entrevistas semiestruturadas, se faz necessário a descrição dos critérios adotados, até para facilitar a leitura e a compreensão do leitor.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.