Uma análise do cenário macroeconômico no dilema entre liquidez e rentabilidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 279


Certificado de publicação:
Certificado de Alex Fabiano Bertollo Santana

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jeferson De Araujo Funchal , Alex Fabiano Bertollo Santana , Ismael Possamai

ABSTRACT
Este estudo examina o efeito do cenário macroeconômico na relação liquidez-rentabilidade, no período de 2010 a 2019, analisando as duas maiores empresas do varejo de eletroeletrônicos brasileiro. Liquidez e rentabilidade são dois aspectos importantes da riqueza da empresa, no entanto, um aumento na liquidez obtém-se, tradicional e frequentemente, uma diminuição na rentabilidade e vice e versa. Estudos sugerem que essa relação negativa seria apenas no curto prazo. Em virtude da crise econômica ser longa, espera-se uma resposta diferente em razão deste cenário macroeconômico adverso, onde os gestores optem por manter a operacionalidade da empresa, isto é, a liquidez de forma mais duradoura. Para minimizar o efeito das características das empresas, que produzem indicadores financeiros diferentes, este estudo exploratório se restringe as duas maiores empresas do segmento de varejo de eletrodoméstico, cujos dados contábeis foram coletados através do site das respectivas empresas. Sobre o cenário macroeconômico, os dados foram coletado do IPEADATA, Banco Central e IBGE. Existe uma relação negativa entre liquidez e rentabilidade, antes de depois da crise econômica, porém apenas para a Magazine Luiza. A Via Varejo apresenta uma relação positiva entre liquidez e rentabilidade após a crise econômica, evidenciando que ela sofreu impacto do cenário econômico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodolfo Vieira Nunes 09-02-2021 09:50:35

O artigo poderia ter explorado outras ferramentas e métodos mais robustos de análise para verificar os aspectos de liquidez e rentabilidade.

Foto do Usuário Alex Fabiano Bertollo Santana 09-02-2021 09:50:35

ótimo trabalho, tema relevante, conseguiu apresentar os resultados propostos

Foto do Usuário Wagner Dantas De Souza Junior 09-02-2021 09:50:35

A análise se resumiu ao cálculo de indicadores e comparação de médias entre duas empresas. Não foi inserido variáveis macroeconômicas. Análise muito rasa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.