Brazilian Meat S/A, Virando o Jogo: Buscando a Excelência Logística em Distribuição de Produtos Refrigerados e Congelados

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 274


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Niomar Jose Marcos

ABSTRACT
Ao retornar da reunião mensal de check de metas, realizada na sede da empresa em São Paulo-SP, no dia 03 julho de 2018, Antenor, gerente de logística da empresa Brazilian Meat S/A na cidade de Itajaí-SC, concluiu que precisaria estabelecer medidas urgentes para elevar o nível de serviço e reduzir o custo logístico de sua gerência. Metade do ano já havia transcorrido, e seus indicadores de resultados não estavam nada favoráveis. Apenas duas, das sete metas da sua gerência, estavam sendo atingidas, porém, com tendência de desvio no acumulado anual. 

Nessa última reunião, a sua gerência não estava bem posicionada no ranking que media o desempenho logístico da empresa a nível nacional. Enquanto apresentava as justificativas dos desvios das metas, Antenor foi interrompido pelo diretor de logística:

“Antenor, o tempo joga contra e já se passaram seis meses. Além disso, recebemos constantemente reclamações da área comercial com relação a qualidade de serviço logístico da unidade de Itajaí. Seus indicadores de gasto fixo e frete estão aumentando, com tendência de ultrapassar a meta anual. Você precisa agir rápido e “virar esse jogo”!

Antenor entendeu o recado, precisaria tomar medidas drásticas para reverter os números ruins da sua gerencia, mas o que fazer para reverter o resultado em até final do ano?

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Elvis Magno 09-02-2021 09:50:35

Estrutura do trabalho. Sugere-se incluir uma introdução inicial do trabalho (não do estudo de caso), avisando o leitor que se trata de um artigo de Caso de Ensino, e a metodologia utilizada para o caso. Sugere-se também um pequeno referencial teórico para nortear as discussões das questões propostas.

O tema é atual e importante e sugiro ao(s) autor(es) que utilize(m) uma literatura de melhor qualidade acadêmica, obtida nas bases de pesquisa da Scopus, Web of Science e Emerald, por ex.), para a seção da referencial teórico e para análise dos resultados.

Foto do Usuário Jovane Carlos Moreira Ferreira 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, tema muito interessante. Artigo esta bem estruturado e organizado. Parabéns pela ótima escolha do tema e abordagem!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.